ATENÇÃO:: Esta barra lateral está vazia, clique aqui e adicione widgets na "Sidebar Educação Ambiental After (Menu)" area.

Manutenção pedagógica

Print Friendly

Manutenção pedagógica

Na parceria bem afinada e constante da Sobloco com as escolas e educadores de Bertioga reside o segredo do sucesso do Programa Clorofila

Manter sempre em alta a motivação dos professores pelo programa pioneiro de educação ambiental, preservando sua qualidade e continuidade: este desafio permeia as atividades da equipe técnica da Sobloco com o objetivo de atender prontamente as escolas-parceiras e a comunidade educacional.

 

Para que isso seja feito, a equipe se distribui em duas atividades principais permanentes. A primeira delas é encabeçada por uma educadora ambiental, que tem, entre suas atribuições, criar novos projetos e atividades para professores e alunos, coordenar e incentivar as comissões de meio ambiente formada por alunos nas escolas, promover encontros, feiras e exposições, programar cursos e palestras sobre educação e sustentabilidade, criar os temas para o (concurso anual) prêmio Atitude Ambiental, assessorar as escolas com vídeos e textos de apoio pedagógico voltados para temas ecológicos, organizar visitas, oficinas e vivências com a natureza – enfim, sensibilizar permanentemente a comunidade escolar  e levá-la a refletir sobre as questões ambientais, em um processo que conduzirá a uma revisão interna de valores e a uma saudável mudança comportamental, motivando cada indivíduo  a agregar novos hábitos sustentáveis ao seu cotidiano e a sua atividade em sala de aula.

 

A segunda atividade é exercida por uma engenheira agrônoma, responsável pelo acompanhamento técnico do Programa. Cabe a ela assessorar os professores no manejo de hortas e jardins – o que inclui o preparo da terra, a escolha das melhores variedades para serem cultivadas e o planejamento de plantio e de colheita, sempre em conjunto com a equipe pedagógica da escola. A engenheira agrônoma da Sobloco promove regularmente cursos práticos para os professores de manejo de horta, jardim e compostagem.

 

Um canal de comunicação foi criado para o intercâmbio de experiências e informações sobre os projetos desenvolvidos pela Sobloco. Clique em “Canal Escolar” ao lado, e faça parte dessa comunidade.

 

Notícias

Registros do Programa Clorofila

Há 25 anos atrás a Sobloco dava os primeiros passos em um Programa de educação ambiental - que mais tarde seria batizado de Programa Clorofila - com a campanha “Seu Lixo Vale Ouro”. Veja os registros.

Dia mundial da água

Estudantes de Bertioga visitam a Estação de Tratamento de Água da Riviera.

Encontro com educadores

Sobloco promove encontro com educadores das escolas Parceiras do Programa Clorofila