Indice de verde na Riviera é maior do que o recomendado

30/10/2013

 
A Organização Mundial da Saúde (OMS) é uma agência especializada em saúde, fundada em 7 de abril de 1948 e subordinada à Organização das Nações Unidas. Sua sede é em Genebra, na Suíça. A diretora-geral é, desde novembro de 2006, a chinesa Margaret Chan. A China é o maior poluidor do Planeta. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o índice mínimo de 12 m² de área verde por habitante na área urbana. Já se sabe que é muito pouco, o recomendado é de pelo menos (3) árvores ou 36 m² de área verde por cada habitante.Em São Paulo, a taxa é de 2,6 m2 de vegetação por habitante, conforme recente estudo da Secretaria do Verde e Meio Ambiente da cidade. Na Riviera de São Lourenço este Índice é de 21,77 m2.Mas a maioria das cidades brasileiras está bem abaixo dessa recomendação. Uma boa maneira de começar a fazer a sua parte é proteger as plantas dos locais que frequenta. A Secretaria do Meio Ambiente da cidade de São Paulo possui uma lei de proteção à arborização urbana. A Lei Municipal 10.365/87 diz que “toda árvore com mais de cinco centímetros de diâmetro de tronco à altura do peito, esteja ela no seu jardim, quintal, na calçada, praça ou parque, é protegida por lei, sendo considerada bem de interesse comum”.
 

A OMS tem suas origens nas guerras do fim do século XIX (México, Criméia). Após a Primeira Guerra Mundial, a SDN criou seu comitê de higiene, que foi o embrião da OMS.

 

Sede da OMS em Genebra, Suíça.Segundo sua constituição, a OMS tem por objetivo desenvolver ao máximo possível o nível de saúde de todos os povos. A saúde sendo definida nesse mesmo documento como um « estado de completo bem-estar físico, mental e social e não consistindo somente da ausência de uma doença ou enfermidade. »

 

O Brasil tem participação fundamental na história da Organização Mundial da Saúde, criada pela ONU para elevar os padrões mundiais de saúde. A proposta de criação da OMS foi de autoria dos delegados do Brasil, que propuseram o estabelecimento de um “organismo internacional de saúde pública de alcance mundial”. Desde então, Brasil e a OMS desenvolvem intensa cooperação.

 

Artigos

Investimento público em saneamento é prioritário

Estudo do Banco Mundial (BIRD), que acaba de ser divulgado pela ONU, demonstra haver 100 milhões de pessoas sem acesso a sistemas adequados de saneamento básico na América Latina, incluindo 70 milhões que não têm água encanada. No Brasil, menos da metade da população conta com redes de esgoto.

A desconstrução do futuro

3a Conferência das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável objetiva assegurar a renovação do compromisso em favor do desenvolvimento urbano sustentável.

Refugiados em seu próprio país

Uma das consequências mais cruéis das guerras e violência étnico-religiosa que ocorrem em vários países atualmente, além da morte de milhares de pessoas inocentes, é o grande número de refugiados, que, em 2015, atingiu um impressionante recorde: ao redor do mundo, quase 60 milhões de pessoas

Notícias

Uptown II – Centros médicos e Odontológicos

Confira os novos consultórios médicos e odontológicos da Riviera, localizados no novo Centro de Serviços Uptown II.

Nota de esclarecimento

Referente às obras dos Módulos 1 e 9, a Sobloco Construtora S.A., em respeito aos seus colaboradores, clientes, freqüentadores e à sociedade, esclarece. Saiba mais

Prefeitura municipal recebe o Módulo 24

Prefeitura Municipal de Bertioga reconhece a urbanização e aceita os logradouros públicos do Módulo 24, na Riviera.