Mobilidade urbana, ciclovias e calçadas

Print Friendly

28/04/2017

Calçadas e ciclovias: equipamentos urbanos constam de plano de ação do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) desenvolvido pela Associação dos Amigos da Riviera.

 

As ciclovias nas cidades tem se tornado um equipamento urbano cada vez mais útil à mobilidade urbana; são estímulos ao uso da bicicleta, que proporciona benefícios à saúde e ao meio ambiente. Atenta às questões que envolvem qualidade de vida e segurança no trânsito, a Associação dos Amigos da Riviera já em 1999 deu início a um projeto de ciclovias na Riviera, que são adaptações do sistema viário existente.

 

Na primeira etapa do projeto, foram executadas obras junto à margem do canal drenagem que liga a Avenida São Lourenço à Avenida da Orla, entre os módulos 18,19 e 20. Com as devidas autorizações, foram então construídas duas pistas paralelas, com 650 metros lineares e 2 m de largura cada, apresentando ligeira sinuosidade, com obras de drenagem e sinalização balizadora. Desde então, com a concessão de autorizações pelos órgãos públicos, novos trechos de ciclovias e de calçadas foram executados nos últimos anos.

 

Em dezembro último, dois novos trechos foram entregues ao uso: 418m de calçada em mosaico português, no Módulo 26, na Avenida São Lourenço, e 687 metros de calçada e ciclovia, na Alameda Boa Vista e Avenida São Lourenço, atrás do Riviera Shopping até o acesso ao módulo 17. Atualmente mais 620 metros estão sendo construídos na Avenida São Lourenço, no Módulo 22, com previsão de conclusão em abril.

 

Conforme recente levantamento realizado pelo setor de fiscalização, somando todos os trechos já em uso, a Riviera passa a contar com 6 Km de ciclovias e 12 Km de calçadas de mosaico, planejadas e construídas pela Associação dos Amigos da Riviera; outros 14 mil metros lineares de calçadas foram construídos por proprietários de imóveis, incluindo condomínios prediais e casas, que são responsáveis pela conservação dos passeios públicos defronte os respectivos imóveis.

 

Na Riviera, as ciclovias possuem piso em saibro ou outro material permeável, enquanto as calçadas são construídas em concreto, e revestidas com mosaico português. A Associação dos Amigos tem reforçado a sinalização para o uso adequado das calçadas, projetadas com rampas para facilitar o acesso das pessoas com necessidades especiais ou não.

 

O projeto de ciclovias está sendo executado em etapas. Na Riviera, ou em qualquer localidade, onde não houver ciclovias ou ciclofaixas, ciclistas devem andar pela direita da via, no mesmo sentido dos demais condutores, sempre atentos aos veículos motorizados e pedestres; ao utilizar calçadas, devem estar desmontados de suas bicicletas, equiparando-se à condição de pedestre e cooperando com a segurança de todos.

 

Fonte: Hyppocampus
Jorn. Resp. Valdete Silva MTB 17006

 

 

 

Notícias

Mobilidade urbana, ciclovias e calçadas

Associação dos Amigos investe em novos trechos de ciclovias

Coleta seletiva eficiente

O Programa de Gerenciamento de Resíduos da Riviera prima pela eficiência em plena temporada de verão

Rivibike

Nesse verão, deixe seu carro em casa e utilize o Sistema de bicicletas compartilhadas da Riviera.