Ecoturismo em Bertioga

Print Friendly

01/03/2017

Com 500 km2 de extensão e 33,1 km de praias, Bertioga reserva lindas surpresas para quem a visita. Passeios a pé ou de barco, pelo meio da mata, rios e pelo mar podem ser feitos monitorados por profissionais qualificados.

 

Confira algumas opções:

 

fototrilha daguaoTrilha d’agua

A caminhada começa por uma trilha seca no meio do Parque Estadual Restinga de Bertioga (PERB), a única com um atrativo especial no aspecto educativo. Ela permite conhecer o processo de mudança da vegetação de mata atlântica preservada, passando pelo manguezal, restinga, mata paludosa de encosta e ombrófila densa. Contempla o passeio a aventura da travessia de barco pelo rio Itapanhaú até a chegada à maravilhosa cachoeira, para banho refrescante.

– Grau de dificuldade: Leve – 2,7 km de extensão – 3 horas de passeio

 

 

 

foto dirceu mathias - guaratubaTrilha de Guaratuba 

O início desta trilha é no loteamento de captação de água da SABESP, caminhando por áreas de restinga baixa, alta, mata de encosta e ombrófila densa. Durante o percurso é possível comer frutas das árvores como Araçá, Goiaba, ingá, araticum, brinco de onça, noz-moscada, Cambuci, cambucá, palmito-juçara, também é possível contemplar a avifauna local, como beija-flor rajado, coquinha cinzenta e araponga, chegando no primeiro poço para banho para os aventureiros tem uma tirolesa. Seguindo pela trilha para o segundo poço, tem a cachoeira que além de uma vista maravilhosa a água cristalina e totalmente potável.

– Grau de dificuldade: Médio – 3,9 km de extensão – 4 horas de passeio

 

Reserva indígena – Guarani

Na divisa de Bertioga com o município de São Sebastião, encontra-se um registro vivo da história do Brasil. Lá está a aldeia Guarani, que hoje abriga cerca de 500 índios. Localizada na Praia de Boracéia, as famílias cultivam palmito e plantas ornamentais, produzem artesanato e mantém acesa a chama do conhecimento da sua cultura, promovendo danças, músicas e culinária típica. Durante o passeio será visitado uma escola indígena (onde aprendem também a língua portuguesa), a casa de reza do cacique, ritual de apresentação de gratificação e agradecimento pela visita, caminhada por uma trilha até o rio Silveira para um belo banho de cachoeira e por fim mostra do artesanato para compras.

– Duração: 4 Horas de passeio

 

passeioescunaPasseio de Escuna 

Saindo do canal de Bertioga, visitando pequenas praias no entorno (praia branca, preta, Camburizinho, Iporanga, ilha rasa) com parada para mergulho.

 

 

 

 

 

Bike Tour 

Reúna os amigos e aventure-se em trilhas, alcançando sempre novos desafios, pela trilha de Guaratuba

– Grau de dificuldade: Médio – 4,0 km de extensão – 3 horas de passeio

 

Expedições Fotográficas

Passeios para fotografar aves, fauna e a costa da mata atlântica no geral.

– Grau de dificuldade: Leve – 2,0 km de extensão – 4 horas de passeio

 

Praias no Litoral Norte 

Opções de praias sendo, Barra do Uma, Juqhey, Praia preta, Barra do Sahy, Baleia, Camburi, Praia Brava, Maresias, Pauba, Santiago, toque-toque pequeno e toque-toque grande.

 

City Tour

Início pelo Forte de Bertioga, primeira fortaleza erguida no Brasil, construído em paliçada de madeira em 1532 era chamado de forte são Thiago. 15 depois, após um ataque indígena, o forte foi reformado em alvenaria. Em 1765 passou a ser chamado de Forte São João, devido a uma capela erguida em homenagem a este santo. Tombado oficialmente pelo IPHAN, recebeu obras de restauração, hoje o forte conta com artefatos medievais trazidos por Martin Afonso de Souza.

 

Caminhando pela orla de Bertioga, ida ao bairro da Riviera de São Lourenço visita panorâmica sobre o plano urbanístico e o desenvolvimento sustentável do bairro. Na chegada ao bairro de Itaguaré, caminhando por uma trilha até as margens da praia, no retorno, parada para degustação de ostras nativas de Bertioga.

 

Após a degustação ida até a reserva indígena tupi-guarani para conhecer a cultura e acompanhar um ritual de benção das flores. Por fim, caminhada pela trilha na reserva indígena até a chegada para um delicioso banho de cachoeira.

– Grau de dificuldade: Médio – 8 horas de passeio

 

passeio lanchaPasseio de Lancha

Belíssimas e confortáveis lanchas de 33’ a 36’ pés, acomodando 8 pessoas sentadas (entre crianças e adultos), saída do canal de Bertioga com destino a liberdade… 3 opções de roteiros de passeio incrível com os amigos, ou reunir a família e explorar algumas praias quase virgens;
* Pequenas ilhas – Próxima a Barra do Sahy (as ilhas) e ilha de monte sião, excelente opção para curtir a praia e mergulhar com aguas claras.
* Ilha Bela: – A praia de Castelhanos em Ilha bela, é um destino para quem quer ficar em um lugar tranquilo em uma praia sem onda e fazer um mergulho espetacular. O marinheiro sugere alguns restaurantes para almoço (não incluso).
* Ilha de Santo Amaro: – Boa alternativa para os marinheiros de primeira viagem, pois é um passeio para curtir com os amigos nas praias semidesertas do Guarujá, passando próximo ao hotel Jequitimar (Grupo Silvio Santos) e passagem pelo porto de Santos.

 

Acomodação de até 8 pessoas (com colete a disposição na lancha) serviço de bordo (água, suco, refrigerante a vontade) e seguro viagem

 

– As reservas para os passeios, devem ser feitas com antecedência, mínima de 48h antes do passeio, com nome completo, RG, data de nascimento.

– Para o passeio (nas trilhas e city tour) ficar mais dinâmico, a quantidade mínima são 5 pessoas.

 

Informações: Mirante Viagens & Turismo (13) 3316-1668/ 99757-6535.

E-mail: diogonascimento@miranteviagens.com.br /

http://www.miranteviagens.com.br/