Slider

Certificação ISO 14001

Slider

 

A Riviera ensina na prática que é possível unir desenvolvimento econômico com alto respeito ao meio ambiente!

A conquista da certificação ISO 14001 em dezembro de 2000, significa para a Riviera de São Lourenço o reconhecimento internacional de que o empreendimento é desenvolvido de forma ordenada e com alto respeito ao meio ambiente.

O certificado foi expedido pelo órgão certificador ABS Quality Evaluations, tornando a Riviera o primeiro projeto de desenvolvimento urbano a receber este reconhecimento em todo o mundo.

Para o uso e ocupação do solo, normas rígidas foram estabelecidas. Para atender às necessidades de infra-estrutura de saneamento básico, foi implantado um sistema de captação, tratamento e distribuição de água, bem como um sistema de captação, recalque e tratamento de esgotos. O lixo também foi alvo de grande preocupação. Para administrá-lo, a Sobloco montou um programa integrado de gerenciamento de resíduos sólidos.

Um Laboratório de Controle Ambiental foi criado, com equipamentos de última geração, para verificar a qualidade das águas (mar, água tratada, efluentes de esgoto e canais de drenagem). Bolsões de áreas verdes foram previstos, tendo sido destinado mais de 2,6 milhões de m² para áreas verdes e institucionais.

Politica Ambiental

Saiba mais sobre a ISO 14001:

O que é ISO?

ISO é a sigla que identifica a International Organization for Standardization – Organização Internacional para a Normalização – Organização Não Governamental, fundada em 1947 e formada por entidades normalizadoras de mais de 100 países.

ISO 14000, o que significa?

ISO 14000 é uma série de normas editadas pela ISO -Organização Internacional para a Normalização, e relacionadas com Sistemas de Gestão Ambiental. Assim temos: ISO 14001 – Sistemas de Gestão Ambiental – Especificação e diretrizes para uso ISO 14010 – Especificação para auditorias ambientais ISO 14020 – Especificação para rotulagem ambiental ISO 14031 – Especificação para avaliação do desempenho ambiental ISO 14040 – Especificação para avaliação do ciclo de vida.

 

O que é ISO 14001?

A ISO 14001 é uma norma específica, editada pela ISO (Organização Internacional para a Normalização) e elaborada para tratar de Sistemas de Gestão Ambiental. Ou seja, a norma ISO 14001 visa disponibilizar às empresas interessadas ferramentas para que elas possam implantar um sistema de gestão ambiental, capaz de auxiliá-las na obtenção de seus objetivos ambientais e econômicos. Ou seja, esta norma foi idealizada com o sólido propósito de compatibilizar a proteção ambiental e prevenção à poluição com o crescimento sócio-econômico de uma organização. Na prática, consiste numa forma eficaz do equacionamento do desenvolvimento sustentado. Pretende-se que a Implementação de um Sistema de Gestão Ambiental resulte no aprimoramento do desempenho ambiental. Esta especificação baseia-se na premissa que a organização irá, periodicamente, analisar criticamente e avaliar o seu sistema de gestão ambiental de forma a identificar oportunidades de melhoria e sua implementação.

A quem se aplica a norma ISO 14001?

É uma norma direcionada e aplicável a qualquer empresa, independentemente de seu tamanho, porte ou segmento de atividade, seja ele industrial, comercial ou de serviços. O que interessa é a vontade e disposição da organização em compatibilizar o seu crescimento econômico com a conservação e proteção do meio ambiente.

 

Voltar

 

Esta norma ISO 14001 é padrão no mundo todo?

Sim. Esta é a grande vantagem. Obter um selo ISO 14001 significa ter um reconhecimento internacional do interesse e responsabilidade pela defesa do meio ambiente. Sendo certificada pela ISO 14001, a empresa passa a ser identificada como uma organização capaz de identificar e administrar seus impactos ambientais, melhorar suas operações, reduzir custos e minimizar riscos de responsabilidades ambientais.

 

VoltarVoltar

 

O que é necessário para se obter uma certificação ISO 14001?

A empresa interessada deverá implantar e manter um sistema de gestão ambiental, ancorado em uma política e objetivos ambientais que sustentem a prevenção à poluição, o atendimento à legislação e a melhoria contínua. a. Estabelecer uma política ambiental apropriada para si; b. Identificar os aspectos ambientais decorrentes de atividades, produtos ou serviços da organização, passados, existentes ou plantados, para determinar os impactos ambientais significativos; c. Identificar os requisitos legais e regulamentares aplicáveis; d. Identificar prioridades e estabelecer objetivos e metas ambientais apropriados; e. Estabelecer uma estrutura e programa(s) para implementar a política e atingir os objetivos e metas. f. Facilitar as atividades de planejamento, controle, monitoramento, ação corretiva, auditoria e análise crítica, de forma a assegurar que a política seja obedecida e que o sistema de gestão ambiental permaneça apropriado. g. Ser capaz de adaptar-se às mudanças das circunstâncias. Nestes termos, a empresa deverá, em seu sistema de gestão ambiental, adotar processos, práticas, materiais ou produtos que evitem, reduzam ou controlem a poluição, os quais podem incluir reciclagem, substituição de materiais, etc. Deverá estabelecer e manter procedimentos para identificar e atender os requisitos legais aplicáveis às suas atividades, produtos e serviços. E, por fim, a empresa deverá manter constante processo de aprimoramento do sistema de gestão ambiental, visando atingir melhorias no seu desempenho ambiental. Este sistema de gestão ambiental será então auditado por empresa especializada e, se atender todos os requisitos da norma ISO 14001, será certificado. Entretanto, semestralmente o sistema será reavaliado e deverão ser fornecidas evidências da melhoria contínua.

 

VoltarVoltar

 

Qual a diferença entre a ISO 14001 e a ISO 9001?

A ISO 14001 trata de sistemas de gestão ambiental. É uma norma voltada para a prevenção da poluição e conservação do meio ambiente, aliada ao crescimento sócio-econômico. A ISO 9001 está voltada para sistemas de gestão de qualidade. É uma norma voltada para excelência operacional de uma empresa (melhores práticas administrativas).

 

VoltarVoltar

 

Quem está autorizado a certificar o seu Sistema de Gestão Ambiental pela norma ISO 14001?

Somente empresas credenciadas por organismos internacionais, como a ANSI-RAB (EUA), RVA (HOLANDA), INMETRO (BRASIL), entre outras, podem auditar e emitir a certificação ISO 14001. As empresas, seja qual for seu segmento econômico (industrial, comercial ou de serviços), interagem com o meio ambiente pelas mais diversas formas. Estas interações, inevitavelmente, acarretam impactos ambientais, caracterizados por uma alteração no meio ambiente. Assim, como exemplos, podemos citar: uma indústria que lança seus efluentes num rio; ou uma indústria que em seu processo produtivo provoque emissões atmosféricas; ou um escritório que gere grande quantidade de lixo (papéis, canetas, etc.) encaminhando-o ao aterro sanitário; um hospital que destine seu lixo para aterros especiais; uma obra de um prédio destinando todos os seus detritos para um bota-fora ou lixão. Todos estes impactos ambientais, inevitavelmente, causam danos ao meio ambiente.

 

A norma ISO 14001 veio com o objetivo de fornecer as ferramentas necessárias, para que as empresas, interessadas na defesa do meio ambiente, possam identificar seus impactos ambientais e criar mecanismos para controlá-los, reduzí-los ou mesmo eliminá-los, permitindo, assim, uma convivência harmoniosa entre o crescimento econômico e a preservação e conservação do meio ambiente. Esta norma, editada em 1996, em Genebra na Suíça, é de pouco conhecimento público, sendo que no Brasil existem muito poucas empresas com sistemas de gestão ambiental, certificadas pela norma ISO 14001. Entretanto, este número tende a crescer substancialmente. Primeiro pelo próprio clamor do tripé, sociedade civil, poder público e setor privado, sempre atentos para a questão do meio ambiente. Em segundo pelo próprio fator competitividade, que exige das empresas novas posturas de cidadania, inclusive e especialmente aquelas voltadas para a defesa do meio ambiente. Obter então uma certificação ISO 14001 significa ser alguém preocupado com a qualidade de seus produtos e serviços e a proteção e conservação do meio ambiente. Significa crescer economicamente, preservando e conservando o meio ambiente. Significa praticar o desenvolvimento sustentado.

 

VoltarVoltar

 

icon_external_link  Conheça a Política Ambiental da Riviera

 

 







Como chegar
Condição das estradas

Imigrantes e Anchieta

Disque Ecovias:

0800-197878

 

Dutra

Disque Nova Dutra:

0800-173536

 

Carvalho de Pinto e Ayrton Senna

Disque Dersa:

0800 55-5510

 

Veja as Estradas

Cameras online

Tempo na riviera
Bertioga
30°
27°
Fri
21°
Sat
28°
Sun
21°
Mon
18°
Tue
Weather from OpenWeatherMap