Planejamento Urbano

Print Friendly

PLANEJAMENTO URBANO

A ocupação do solo, questão de fundamental importância em planos urbanísticos, foi regulada de forma a permitir baixo adensamento, com grandes recuos e baixos índices de aproveitamento dos terrenos.

A Riviera de São Lourenço é referência na questão do planejamento urbano. O seu crescimento ordenado sempre foi tratado como um pré-requisito. O empreendimento está sendo implantado há 33 anos e os investimentos em seus equipamentos de infra-estrutura de saneamento básico, urbana, comercial e de serviços acompanharam e acompanham, proporcionalmente, este crescimento.

 

Os níveis de poluição sonora, visual e do ar vem sendo controlados através da manutenção e conservação de áreas verdes e paisagismo; de convênios com a administração municipal para manter o bairro limpo de outdoors e outros meios agressivos de comunicação visual, e por força de uma malha viária integrada, com largas e arborizadas calçadas, sem semáforos, onde os veículos não param e aceleram e o pedestre se sente seguro.

 

O adensamento deste bairro seguiu critérios de zoneamento próprio, identificado pelas zonas residenciais, comerciais e de serviços e de suas respectivas taxas de ocupação e coeficientes de aproveitamento. Assim, os eixos de crescimento comercial já estão definidos, bem como os residenciais verticais e horizontais. Com isto, já sabemos de antemão, como se dará o futuro avanço do empreendimento, tanto na questão de espalhamento como de adensamento. Toda a população do empreendimento, quando de sua total implantação, já é hoje conhecida, o que nos possibilita planejar com antecedência, os investimentos correspondentes na infra-estrutura necessária para suportar esta densidade demográfica.

 

A Riviera também conta com rígidas normas, controles e fiscalizações do uso e ocupação do solo. Há 33 anos, mantém equipes de arquitetos e engenheiros que, diariamente, visitam as obras identificando qualquer irregularidade. Também dispõe de biólogas que fiscalizam toda a urbe, apontando, para as devidas correções, conflitos ou deficiências ambientais.
Todas as normas de uso e ocupação do solo foram planejadas pela Sobloco e estão reunidas na publicação Construindo na Riviera.

 

O empreendimento mantém generosos índices de permeabilidade e áreas verdes por habitante.
Com este padrão de planejamento urbano a Riviera em seus 30 anos de existência, nunca foi atingida por falta de abastecimento de água, poluição da praia por efluentes de esgoto, enchentes, poluição sonora, do ar ou mesmo visual, ou de deficiências de mobilidade urbana. Pelo contrário; hoje o empreendimento incentiva o uso de bicicleta, já tendo 4,3 km de ciclovias implantadas e com planos de ampliar este equipamento; mantém um laboratório de controle ambiental que monitora as águas do empreendimento (água distribuída, esgoto tratado, canais de drenagem e balneabilidade da praia); realiza adensamento florestal, com espécies nativas da mata atlântica, tendo só no ano de 2010, plantado mais de 11.500 mudas.

 

Veja as fotos

 

 

Artigos

Investimento público em saneamento é prioritário

Estudo do Banco Mundial (BIRD), que acaba de ser divulgado pela ONU, demonstra haver 100 milhões de pessoas sem acesso a sistemas adequados de saneamento básico na América Latina, incluindo 70 milhões que não têm água encanada. No Brasil, menos da metade da população conta com redes de esgoto.

A desconstrução do futuro

3a Conferência das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável objetiva assegurar a renovação do compromisso em favor do desenvolvimento urbano sustentável.

Refugiados em seu próprio país

Uma das consequências mais cruéis das guerras e violência étnico-religiosa que ocorrem em vários países atualmente, além da morte de milhares de pessoas inocentes, é o grande número de refugiados, que, em 2015, atingiu um impressionante recorde: ao redor do mundo, quase 60 milhões de pessoas

Notícias

Nota de esclarecimento

Referente às obras dos Módulos 1 e 9, a Sobloco Construtora S.A., em respeito aos seus colaboradores, clientes, freqüentadores e à sociedade, esclarece. Saiba mais

Prefeitura municipal recebe o Módulo 24

Prefeitura Municipal de Bertioga reconhece a urbanização e aceita os logradouros públicos do Módulo 24, na Riviera.

História da Riviera

O Livro Riviera de São Lourenço - ontem, hoje ... registros, conta a história da Riviera com fotos a luta dos empreendedores para erguer esse projeto. Confira!