Ciclo das Águas

Print Friendly

Ciclo das Águas

O sistema de Captação, adução, tratamento e distribuição de água e coleta, recalque e tratamento de esgoto são as etapas do que se convencionou chamar de ciclo das águas.

 

O fornecimento contínuo de água tratada está disponível na Riviera graças a um fantástico ciclo que começa na Estação de Captação de Água, precisamente na cabeceira do Rio Itapanhaú. A água, então, percorre 4,4 quilômetros de linhas adutoras até chegar à Estação de Tratamento de Água (ETA) exclusiva da Riviera, onde é feito todo o tratamento. A ETA tem uma capacidade atual para tratar 1,2 milhão de litros por hora.

 

Todo o tratamento é monitorado por um laboratório dentro da própria ETA, responsável ainda pela inspeção periódica de vários pontos da rede de distribuição.

Após o tratamento, a água é distribuída para todos os imóveis da Riviera através de uma rede que mede hoje, 68,2 quilometros de extensão.

O sistema de captação, adução, tratamento e distribuição de água da Riviera foi projetado e executado pela Sobloco Construtora e sua operação está a cargo da Associação dos Amigos da Riviera, que mantém rígido contrtole sobre a qualidade da água ofertada para a população. Nunca, em 30 anos de Riviera, faltou água. A eficiência do sistema é comprovada pelo fato da população da riviera, há décadas, tomar água diretamente da torneira.

Notícias

Bertioga discute seu futuro

Seminário Bertioga 2030 reuniu lideranças e comunidade para discutir o futuro da cidade.

Mobilidade urbana, ciclovias e calçadas

Associação dos Amigos investe em novos trechos de ciclovias

Coleta seletiva eficiente

O Programa de Gerenciamento de Resíduos da Riviera prima pela eficiência em plena temporada de verão