Slider

Fauna e flora

A Riviera implantou o maior projeto de manejo de fauna e flora jamais executados no país.

Slider

 

A Riviera empreende um projeto pioneiro no que diz respeito à preservação de espécies animais e vegetais da região. O projeto de manejo da flora e fauna da Riviera, iniciado em 2005, visa compensar com sobras as implicações resultantes da construção de novos módulos do empreendimento. A iniciativa atende integralmente a legislação mais atual e que mais bem protege os ecossistemas da região, a Lei da Mata Atlântica. Esta empreitada conta com o trabalho e o apoio de mais de uma centena de cientistas.

O projeto provê a preservação completa da fauna e da flora afetadas pela construção dos novos módulos da Riviera. Além das compensações de praxe, que envolvem o plantio de um determinado número de mudas e a manutenção de áreas verdes remanescentes, a Riviera implantou o maior projeto de manejo de fauna e flora jamais executados no país. Mais de 180 profissionais envolvendo disciplinas como biologia, engenharia, botânica, veterinária, geologia, agronomia, sistemas computadorizados e outros, estão envolvidos em regime de “full-time” com o processo de trato com a fauna e flora da Riviera. Esta é uma experiência ambientalista única em nosso país.

O manejo da fauna envolve desde a busca-ativa, translocação dos animais para a área autorizada, biometria e marcação, soltura e monitoramento. Desde 2005, o trabalho já envolveu mais de 150 mil espécimes, entre répteis, aves, aracnídeos, mamíferos e anfíbios.  Todos eles receberam biometria, foram devidamente catalogados e chipados.  O projeto prevê o monitoramento dos animais por oito anos, para garantir a adaptação deles ao novo terreno. Todo o trabalho é acompanhado pelos órgãos oficiais.

Já o manejo da flora abrange o resgate de mudas, resgate de bromélias e orquídeas,  enriquecimento de áreas verdes, e o transplante de espécies de médio porte, e o  envio de mudas para viveiros implantados na Riviera que mantém a memória botânica da região.  Após a germinação e desenvolvimento das mudas nos viveiros, elas são destinadas ao plantio para recomposição e adensamento das áreas verdes, que passam a ser monitoradas pelo período de 24 meses.

O projeto de manejo da Riviera tem dimensões robustas. Para se ter uma idéia, nos últimos 6 anos foram plantadas na Riviera mais de 200 mil mudas de espécies nativas diversas, sendo 200 mil mudas de palmito juçara – Euterpe edullis. Sem contar a relocação de epífitas (que são bromélias e orquídeas).

Sem dúvida, em áreas urbanas, é o maior projeto de manejo de flora e fauna em andamento no nosso país. São mais de uma centena de profissionais de alto nível técnico envolvidos nestes trabalhos, que produzem há vários anos informações preciosas para a academia.

 


 

Veja as fotos

 




Como chegar
Condição das estradas

Imigrantes e Anchieta

Disque Ecovias:

0800-197878

 

Dutra

Disque Nova Dutra:

0800-173536

 

Carvalho de Pinto e Ayrton Senna

Disque Dersa:

0800 55-5510

 

Veja as Estradas

Cameras online

Tempo na riviera
Bertioga
27°
23°
Sat
23°
Sun
25°
Mon
24°
Tue
24°
Wed
Weather from OpenWeatherMap