Slider

Saneamento

Os sistemas de água e esgoto da Riviera formam um ciclo que começa e termina no rio, sem prejuízo à natureza.

A Riviera de São Lourenço ensina na prática que é possível unir o desenvolvimento econômico com a preservação do meio ambiente.

Slider

 

A infra estrutura de saneamento da Riviera recebeu da Sobloco uma atenção especial. O empreendimento possui um sistema completo de captação, tratamento e distribuição de água e de coleta, recalque e tratamento dos esgotos que garante a ausência absoluta de poluição no mar que banha os seus 4,5 km da praia.

Os sistemas foram projetados e implantados pela Sobloco e são operados pela Associação dos Amigos da Riviera, não acarretando qualquer ônus para os órgãos públicos.

 

Ciclo das Águas

O sistema de Captação, adução, tratamento e distribuição de água e coleta, recalque e tratamento de esgoto são as etapas do que se convencionou chamar de ciclo das águas.

O fornecimento contínuo de água tratada está disponível na Riviera graças a um fantástico ciclo que começa na Estação de Captação de Água, precisamente na cabeceira do Rio Itapanhaú. A água, então, percorre 4,4 quilômetros de linhas adutoras até chegar à Estação de Tratamento de Água (ETA) exclusiva da Riviera, onde é feito todo o tratamento. A ETA tem uma capacidade atual para tratar 1,2 milhão de litros por hora.

Todo o tratamento é monitorado por um laboratório dentro da própria ETA, responsável ainda pela inspeção periódica de vários pontos da rede de distribuição.

Após o tratamento, a água é distribuída para todos os imóveis da Riviera através de uma rede que mede hoje, 68,2 quilometros de extensão.

O sistema de captação, adução, tratamento e distribuição de água da Riviera foi projetado e executado pela Sobloco Construtora e sua operação está a cargo da Associação dos Amigos da Riviera, que mantém rígido contrtole sobre a qualidade da água ofertada para a população. Nunca, em 30 anos de Riviera, faltou água. A eficiência do sistema é comprovada pelo fato da população da riviera, há décadas, tomar água diretamente da torneira.

 

Esgotos

O esgoto coletado junto aos apartamentos, casas e estabelecimentos comerciais da Riviera de São Lourenço é enviado a uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), localizada do outro lado da Rodovia Rio Santos, a 4 km da praia.

O sucesso do sistema de esgoto da Riviera ultrapassou as barreiras locais para se tornar referência nacional e internacional. Com inovações tecnológicas e criatividade, a Sobloco criou uma solução única no mundo, pela combinação de processos  físico-químicos e biológicos, culminando com a retirada de grande parte das algas, fundamentais para o processo de digestão, mas impactantes quando lançadas ao corpo do rio. Esse sistema virou, inclusive, alvo de visitação de escolas, universidades, técnicos, professores e pesquisadores.

Desde sua concepção, o projeto foi previsto para ser executado em etapas. Para se adequar ao aumento da população e chegar ao patamar em que se encontra hoje, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) sofreu mudanças ao longo dos anos: começou com um processo biológico e, atualmente, também recebe tratamento físico-químico. A metodologia permitiu sanar a questão do alto grau de variação populacional e, como decorrência, das oscilações na produção de carga orgânica.

O projeto de saneamento da Riviera foi projetado e implantado pela Sobloco Construtora, através de profissionais especialmente contratados, e sua operação está a cargo da Associação dos Amigos da Riviera de São Lourenço.

 

 




Como chegar
Condição das estradas

Imigrantes e Anchieta

Disque Ecovias:

0800-197878

 

Dutra

Disque Nova Dutra:

0800-173536

 

Carvalho de Pinto e Ayrton Senna

Disque Dersa:

0800 55-5510

 

Veja as Estradas

Cameras online

Tempo na riviera
Bertioga
32°
28°
Fri
21°
Sat
28°
Sun
21°
Mon
18°
Tue
Weather from OpenWeatherMap