Slider

Atitude Ambiental 2018

30/08/2018

Alinhado aos Objetivos Globais da ONU, Prêmio Atitude Ambiental terá como foco a importância dos oceanos

Nos dias 13 e 14 de setembro, 11 escolas de Bertioga estarão apresentando seus trabalhos, inscritos na 26ª edição do Premio Atitude Ambiental, organizado e promovido pela Sobloco Construtora. O Premio é uma das frentes de trabalho do Programa Clorofila de Educação Ambiental mantido pela empresa.

Inspirado no 14º Objetivo Global para o Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS) que trata da conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável , o prêmio, cujo tema este ano é  “Vida debaixo D’água”, é voltado aos jovens das escolas públicas e privadas de Bertioga, cidade do Litoral Norte de São Paulo.

“O Prêmio Atitude Ambiental está em consonância com o fato de Bertioga ser uma cidade litorânea, cuja conservação e desenvolvimento dependerá muito do valor e cuidados que a atual e as futuras gerações dedicarem a ela. A iniciativa instiga os alunos a conhecerem as características dos oceanos e oferece a oportunidade para que eles pesquisem, usem a criatividade, se desenvolvam e adquiram conhecimento. Os jovens são agentes da mudança de comportamento, seja na escola ou em casa. Desenvolver essa noção de sustentabilidade nas pessoas é o foco do nosso trabalho”, afirma Beatriz Pereira de Almeida, idealizadora do Programa Clorofila, que é diretora de Marketing e Sustentabilidade da Sobloco, empresa responsável pela Riviera de São Lourenço.

De acordo com Cristina Peres, educadora ambiental da Sobloco e coordenadora do Programa Clorofila, alunos do Ensino Fundamental I e II e do Ensino Médio de escolas públicas e privadas do município podem participar da gincana. ”A cada ano, os alunos nos surpreendem com a apresentação dos trabalhos, com formatos os mais criativos, com a profundidade da pesquisa e com o seu envolvimento. A comunidade escolar se dedica com afinco aos temas propostos e nos oferecem um rico material tanto com relação ao conteúdo, como também com a criatividade de sua apresentação”, destaca a educadora.

O foco dos trabalhos com os alunos de Ensino Fundamental I e II são os aspectos positivos da relação do homem com o Mar, abordando a beleza cênica, a diversidade da fauna marinha, o uso do mar para alimentação, transporte, turismo, esporte, lazer, desenvolvimento, etc. A ideia é fomentar o vínculo afetivo dos alunos com o mar, gerando o desejo de cuidar e respeitar.

O desafio para os alunos do Ensino Médio é compreender os perigos que ameaçam a vida marinha e, consequentemente, a sobrevivência da humanidade, momento em que poderão explorar as questões ambientais relacionadas à poluição do mar, à pesca predatória e à importância do mangue para o equilíbrio ecológico, tão comuns nas cidades litorâneas.

O anúncio das escolas vencedoras e a entrega dos prêmios acontecerão no mês seguinte, no dia 18 de outubro, entre as 14 e 16h, no Centro de Convivência da Fundação 10 de Agosto, localizado à Avenida da Riviera, no bairro Riviera de São Lourenço.

Os jurados convidados pelo Programa Clorofila são Camila Nakaharada, formada em Direito e Ciências Biológicas, habilitação em Gerenciamento Costeiro e Biologia Marinha; Luiz Felipe Natálio, mestre em Ciências Biológicas com ênfase em Zoologia e membro do Coletivo Educador de Bertioga; e Valéria Camargo, ecóloga, educadora ambiental e mestranda em Educação Ambiental.

 

Apresentação dos trabalhos: dias 13 e 14 de setembro

Local: nas dependências das escolas de Bertioga

Horário: das 8h às 16hs

 

Festa de premiação nas escolas: 18 de outubro

Horário: 14 às 16 horas

Local: Centro de Convivência da Fundação 10 de Agosto, Avenida da Riviera, Riviera de São Lourenço, Bertioga, São Paulo.


Como chegar
Condição das estradas

Imigrantes e Anchieta

Disque Ecovias:

0800-197878

 

Dutra

Disque Nova Dutra:

0800-173536

 

Carvalho de Pinto e Ayrton Senna

Disque Dersa:

0800 55-5510

 

Veja as Estradas

Cameras online

Tempo na riviera
Bertioga
27°
28°
Sat
24°
Sun
25°
Mon
26°
Tue
25°
Wed
Weather from OpenWeatherMap