Slider

Diário da Associação

17/09/2019

A Associação dos Amigos da Riviera de São Lourenço foi constituída em 1982 com o objetivo de preservar as características urbanísticas da Riviera de São Lourenço e de dar suporte aos seus associados na questão de segurança e serviços diversos, visando auxiliar os serviços prestados pelos poderes públicos.

Nestes 37 anos de existência, a Associação, reunindo profissionais de alta especialização em suas áreas, tem mantido a Riviera dentro de padrões de excelência incomparáveis em todo o Brasil.

Resultado destes trabalhos foi a certificação, juntamente com a Sobloco, do sistema de gestão ambiental da Riviera pela norma internacional ISO 14001, no ano de 2000, que vem sendo mantida há 18 anos, através de rigorosas auditorias anuais.

Veja um pouco do dia a dia da Associação, trabalhando para os moradores da Riviera.

 

  Manejo de coqueiros

Durante a semana, a Associação dos Amigos da Riviera mantém equipes de funcionários nos serviços de retirada de folhas mortas e frutos de palmeiras e coqueiros das avenidas, parte superior da praia, praças e demais logradouros públicos da Riviera, enquanto outras equipes trabalham na limpeza e conservação dos  Módulos e da praia.  Os resíduos vegetais gerados são transportados à área da ETE, onde o material é triturado em maquinário próprio.

Cuidados com o paisagismo

A conservação de praças, rotatórias, canteiros, canais e da praia, além da limpeza requer também cuidados com o paisagismo. os serviços que incluem roçadas, podas, retirada de folhas, plantio, substituição ou realocação de especies como coqueiros, são realizados pela Associação continuamente; os resíduos vegetais gerados nos serviços são triturados, em novo equipamento com grande capacidade de processamento, instalado na central de resíduos

Gestão de resíduos

A Associação recolhe o resíduo de óleo vegetal usado por ambulantes, na praia. Após o acondicionamento em recipiente adequado, litros do resíduo são destinados ao processo de reciclagem, tornano-se matéria prima para sabões. Pela colaboração com os serviços e iniciativas da Associação dos Amighos da Riviera, ambulantes recebem produtos de limpeza fornecidos gratuitamente por empresa especializada na reciclagem.

Rondas diárias

Vigilantes do Serviço de Segurança da Associação realizam rondas diárias, em veículos automotores e a pé, em todos os Módulos da Riviera. O objetivo é a permanente colaboração com moradores e órgãos de Segurança Pública, para a prevenção de ocorrencias.

Novos equipamentos urbanos

Calçadas com tradicional acabamento em mosaico português foram recentemente construídas pela Associação dos Amigos da Riviera no Módulo 30. Além de novos trechos de calçadas e ciclovias, o projeto de mobilidade urbana inclui serviços para revitalização e conservação dos equipamentos para a segurança de pedestres e ciclistas: podas em árvores, instalação e manutenção de sinalização balizadora, reparos em pisos, além do plantio de mudas de árvores floríferas, entre outros.

Videomonitoramento na Riviera

O Serviço de Segurança conta com profissionais na operação e a manutenção das câmeras do sistema de video-monitoramento da Riviera. Atualmente 275 equipamentos estão insatalados nas principais avenidas, praia e outras áreas pública; câmeras OCR (com reconhecimento ótico de placas de veículos) estão incorporadas ao DETECTA, sistema de monitoramento inteligente da Secretaria de Segurança Pública do Estado, que auxilia nas atividades operacionais e investigativas das polícias.

Reforço estrutural em pontes

Após a obra de recuperação e reforço estrutural da ponte de concreto do canal 2, Largo do Jatobá, entre os módulos 6 e 7, a Associação dos Amigos da Riviera está executando o reforço estrutural na ponte do canal 3, Av. da Orla (lado módulos 19/18). Ao mesmo tempo, prossegue com os serviços de conservação de vias públicas, passagens de acessos à praia e pontes de madeira nos canais.

Plantio de mudas

A Associação iniciou o plantio de mudas de árvores floríferas nativas e com floradas diferentes, nas avenidas da Riviera. São mudas de Quaresmeira, Manacá da Serra, Ipê Roxo, Ipê Amarelo, Pau-cigarra, entre outras espécies. O plantio está acontecendo na Av. da Riviera e na Av. da Orla, Módulos 6 e 7. Os trabalhos fazem parte de um novo plano de ação do Sistema de Gestão Ambiental, com foco no paisagismo urbano.

Estacionamento na Av. da Riviera

Por solicitação do órgão público responsável pela fiscalização do trânsito no Município de Bertioga, a Associação dos Amigos recentemente, sinalizou o estacionamento da Av. da Riviera, no trecho entre a primeira e segunda rotatórias, para estacionamento apenas nas laterais do canal. O objetivo é a melhoria na fluidez do trânsito. a Associação dos Amigos também realiza serviços para conservação da sinalização de trânsito e das vias públicas da Riviera.

 


Mais ciclovias

Atenta às questões que envolvem qualidade de vida e segurança no trânsito, a Associação dos Amigos entregou um novo trecho de calçada e ciclovia, no módulo 21 (Av. da Orla). Atualmente, executa mais dois trechos, na Av. São Lourenço, um entre os módulos 26 e 24 e outro, no módulo 30. Na Riviera, as ciclovias possuem piso em saibro ou outro material ermeável, e as calçadas são construidas em concreto, revestidas com mosaico portugues.

Seleção de guarda-vidas

Nos preparativos da Temporada, a Associação Amigos realizou, recentemente, processo seletivo para contratação de guarda-vidas temporários. A partir de outubro, eles iniciam treinamento para atuarem na praia da Riviera de São Lourenço, junto com guarda-vidas do Serviço de Segurança, até o término da temporada de Verão 2019/2020. Esse reforço no efetivo é necessário aos trabalhos mantidos em auxílio e cooperação com o Corpo de Bombeiros, principalmente para prevenção de afogamentos. A Gerência de Segurança participou de recente encontro sobre segurança pública, com o comando da 3ª. Cia. Da Polícia Militar e representantes de órgãos públicos do Município, que discutiram problemas e ações conjuntas para a temporada.

Sistema de drenagem

A limpeza de sarjetas, desembocaduras e canais são alguns dos serviços realizados, nos últimos dias, pela Associação dos Amigos como parte dos trabalhos para assegurar o bom sistema de drenagem da Riviera. Na manutenção dos canais, a AARSL conta com funcionários na limpeza manual e também para operação de máquinas e retroescavadeiras.

Dengue: prevenção contínua

Com foco na prevenção da dengue e eliminação de criadouros do mosquito transmissor, o Aedes aegypti, o setor de Meio Ambiente da Associação Amigos da Riviera realiza vistorias, semanalmente, verificando a existência de criadouros nas áreas externas dos imóveis, na Riviera. As orientações visam conscientizar sobre a importância da participação de todos na prevenção. O Setor de Meio Ambiente recebe denúncias e faz a cloração de piscinas em estado de abandono, para eliminar larvas de mosquitos.

Dados recentes do Ministério da Saúde apontam que São Paulo está entre os estados com maior incidência de mortes e casos por dengue, no último ano, registrando também o aumento de casos de Chikungunya e Zica vírus, transmitidas pelo mesmo mosquito.

Manutenção dos módulos

Roçadas, limpeza de canais, manutenção de calçadas e ciclovias, de sarjetas, canaletas de drenagem, limpeza e nivelamento das vias públicas são alguns dos  serviços executados rotineiramente pela Associação dos Amigos da Riviera, em todos os Módulos, para conservação das características urbanísticas da Riviera.

 

 


Como chegar
Condição das estradas

Imigrantes e Anchieta

Disque Ecovias:

0800-197878

 

Dutra

Disque Nova Dutra:

0800-173536

 

Carvalho de Pinto e Ayrton Senna

Disque Dersa:

0800 55-5510

 

Veja as Estradas

Cameras online

Tempo na riviera
Bertioga
24°
33°
Thu
37°
Fri
23°
Sat
22°
Sun
27°
Mon
Weather from OpenWeatherMap