Slider

Diário da Associação / agosto

03/09/2019

A Associação dos Amigos da Riviera de São Lourenço foi constituída em 1982 com o objetivo de preservar as características urbanísticas da Riviera de São Lourenço e de dar suporte aos seus associados na questão de segurança e serviços diversos, visando auxiliar os serviços prestados pelos poderes públicos.

Nestes 37 anos de existência, a Associação, reunindo profissionais de alta especialização em suas áreas, tem mantido a Riviera dentro de padrões de excelência incomparáveis em todo o Brasil.

Resultado destes trabalhos foi a certificação, juntamente com a Sobloco, do sistema de gestão ambiental da Riviera pela norma internacional ISO 14001, no ano de 2000, que vem sendo mantida há 18 anos, através de rigorosas auditorias anuais.

Veja um pouco do dia a dia da Associação, durante o último mes de agosto, trabalhando para os moradores da Riviera.

 

Praia limpa todos os dias

Equipes de funcionários da Associação dos Amigos da Riviera realizam serviços para manter a praia limpa, diariamente. Recolhem os resíduos descartados nas lixeiras disponibilizadas ao longo da praia, e também os resíduos encontrados na areia, com a separação dos recicláveis, que são transportados à Central de Triagem para destinação adequada.

  Manutenção dos módulos

Roçadas, limpeza de canais, manutenção de calçadas e ciclovias, de sarjetas, canaletas de drenagem, limpeza e nivelamento das vias públicas são alguns dos  serviços executados pela Associação dos Amigos da Riviera, em todos os Módulos, para conservação das características urbanísticas da Riviera. O novo trator cortador de grama profissional, recentemente adquirido, já está em uso nos serviços.

 

Novos trechos de calçadas e ciclovias  em execução

A Associação dos Amigos da Riviera, recentemente, entregou um novo trecho de calçada e ciclovia, no módulo 21 (Avenida da Orla). Atualmente, executa mais dois trechos, na Avenida São Lourenço, um entre os módulos 26 e 24 e outro, no módulo 30. Na Riviera, as ciclovias possuem piso em saibro ou outro material permeável, e as calçadas são construídas em concreto, revestidas com mosaico português.

Manejo de coqueiros

Na Riviera, coqueiros e palmeiras são a marca do paisagismo urbano. Atualmente, somam mais de 3 mil plantas, que exigem manejo permanente, inclusive, com a retirada de folhas secas e cocos, para prevenção e redução de  risco de eventual acidente. Os serviços são realizados pelo setor de Manutenção da Associação dos Amigos.

 

Como prática no controle e vigilância da broca-do-olho-do-coqueiro, o setor de Meio Ambiente da Associação dos Amigos recentemente realizou a reposição de toletes de cana-de-açúcar e feromônio, em armadilhas que estão distribuídas nos módulos, para a captura de besouros Rhyncophorus palmarum. Esse trabalho contínuo tem evitado a morte de coqueiros e palmeiras.

Ressaca do mar

A ressaca do mar, ocorrida em agosto, gerou fortes ondas que invadiram as passagens de acesso à praia da Riviera, depositou areia nos canais, e provocou erosões em alguns pontos.

Já na manhã do dia seguinte, funcionários da Associação trabalharam para retirar o excesso de areia das passagens e canais. Os reparos na área de contenção ainda dependem de autorização ambiental emergencial, que está
sendo solicitada aos órgãos responsáveis.

  Proteção animal

O Setor de Meio Ambiente da Associação dos Amigos realiza atendimentos diários aos moradores e associados, totalizando, em média, 120 atendimentos/mês. São vistorias técnicas, orientação e auxílio em casos de arborização urbana (podas e substituições de espécies em passeio público), áreas verdes; animais domésticos, dengue e febre amarela, pragas urbanas, educação ambiental, entre outras ocorrências.

Cães e gatos (sem donos) recolhidos nas ruas da Riviera, após encaminhados pelo Setor de Meio Ambiente para procedimentos de castração, aplicação de vermífugos e vacinação são  destinados para campanhas de adoção, realizadas com o apoio de moradores e entidades protetoras de animais.

 

Campeões

O condutor Eduardo Pimentel e o cão Radar, da raça Pastor Belga Malinois, do Grupo de Vigilância com Câes da Segurança da AARSL, foram os campeões na categoria Civil, da 3ª edição do Torneio Ações Especiais K-9, realizado pelo
1º Batalhão de Ações Especiais (Baep), da Polícia Militar, no dia 17 de agosto, em Campinas. O evento é importante para demonstrar a eficiência do treinamento, e a socialização dos animais com o público nas diversas situações do serviço.


Como chegar
Condição das estradas

Imigrantes e Anchieta

Disque Ecovias:

0800-197878

 

Dutra

Disque Nova Dutra:

0800-173536

 

Carvalho de Pinto e Ayrton Senna

Disque Dersa:

0800 55-5510

 

Veja as Estradas

Cameras online

Tempo na riviera
Bertioga
27°
23°
Thu
28°
Fri
19°
Sat
17°
Sun
16°
Mon
Weather from OpenWeatherMap