header11.1292x207

Projeto Clorofila

apresent_ Projeto Clorofila

Criado há 25 anos, projeto da Sobloco Construtora já atendeu mais de 12 mil alunos e foi o pioneiro em levar questões sobre o meio ambiente para salas de aula da região. 

Programa Clorofila de Educação Ambiental

apresent_ Projeto Clorofila - copy

Pela sua importância e abrangência, o Programa Clorofila é referência no sistema de educação de Bertioga e tem formalizada a parceria com a Prefeitura de Bertioga, através de sua Secretaria de Educação, parceria esta fundamental para o município na obtenção e renovação do Selo Verde Azul, conferido pelo governo do Estado

Apoio à municipalidade

apresent_ Projeto Clorofila - copy - copy

Educação ambiental é um processo de longo prazo. Em duas décadas de programa o Programa já atingiu uma geração de jovens e crianças que tem hoje maior consciência ecológica. Através de pequenas práticas, eles aprendem a noção de cidadania e da responsabilidade de cada um de preservar o que está ao seu alcance, para assim, preservar o planeta.

Trabalho a longo prazo

apresent_ Projeto Clorofila - copy - copy - copy

O Programa Clorofila trabalha para formar cidadãos com maior consciência ecológica e despertar a comunidade para práticas sustentáveis. Mais de 12 mil crianças e jovens já participaram das atividades do Programa.

Educação para sustentabilidade e qualidade de vida

previous arrow
next arrow

Trazendo o mesmo nome do programa que o comanda, o Projeto Clorofila nasceu em 1997 como uma decorrência dos trabalhos de educação ambiental promovidos pela Sobloco em Bertioga. De fato,  cinco anos após o início dessas atividades, estava cada vez mais claro que para proteger o meio ambiente era preciso olhar e cuidar do que estava a nossa volta, a começar da escola – e, a partir dela, graças à ação multiplicadora dos estudantes, também seriam observadas e modificadas as moradias e, finalmente, os espaços comunitários.

Essa constatação levou a Sobloco a propor às escolas municipais, estaduais e particulares a implantação de hortas, jardins e composteiras nas dependências escolares. Como principal instrumento pedagógico, o plantio seria feito pelos alunos, responsáveis também pelos cuidados e colheita, sob a orientação dos professores e com a assessoria técnica constante de uma engenheira agrônoma e da coordenadora dos trabalhos, ambas da Sobloco. Caberia a elas, também, a realização de reuniões preparatórias nas quais seria elaborado o projeto geral de cada escola, em conjunto com alunos, mestres e funcionários, para que todos se apropriassem da “nova cara” do ambiente escolar. Nesse processo,  seriam considerados os sonhos, as necessidades e as condições de manutenção, incluindo os vegetais que seriam plantados e os melhores locais para isso dentro do espaço escolar disponível. Estava previsto, ainda, a realização de um evento de lançamento do projeto em cada instituição de ensino que o adotasse, com a presença de alunos, pais e professores – e todos seriam convidados a plantar, simultaneamente, árvores, flores e hortaliças. Essa formalidade foi considerada necessária para transmitir a importância e a seriedade da parceria que ali nascia, entre a pessoa e seu ambiente.

Assim foi previsto, assim foi feito. E hoje, o Projeto Clorofila é desenvolvido em 20 escolas de Bertioga, chamadas de “parceiras”, e já atingiu mais de 12 mil crianças e jovens.

Em 2009, sua importância e abrangência levou a Prefeitura de Bertioga a formalizar uma parceria entre ele e a Secretaria de Educação e Desenvolvimento Cultural, parceria esta de grande importância para o município na obtenção e renovação do Selo Verde Azul, conferido pelo governo do Estado.

 

Siga-nos no Facebook

 

Assista o vídeo sobre o Programa Clorofila:




Como chegar
Condição das estradas

Imigrantes e Anchieta

Disque Ecovias:

0800-197878

 

Dutra

Disque Nova Dutra:

0800-173536

 

Carvalho de Pinto e Ayrton Senna

Disque Dersa:

0800 55-5510

 

Veja as Estradas

Cameras online

Tempo na riviera
Bertioga
27°
27°
Sat
25°
Sun
20°
Mon
20°
Tue
20°
Wed
Weather from OpenWeatherMap