Slider

Educando para o meio ambiente

12/06/2018

O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 05 de junho, sempre é festejado com muita alegria pelo Programa Clorofila de Educação Ambiental da Riviera e Sobloco Construtora.

Como o Clorofila trabalha com 22 escolas parceiras de Bertioga e muitas aderiram à comemoração, as celebrações foram diversificadas, com diferentes ações em diversos bairros do Município.

A participação do Clorofila na V Semana da Mata Atlântica, realizada pelo Núcleo de Educação Ambiental da Prefeitura do Município de Bertioga, em parceria com o SESC Bertioga, marcou o início das comemorações. No evento, o Programa expôs e vendeu os produtos artesanais do Projeto Papel Novo, produzidos por alunos de Boracéia sob a coordenação do Clorofila, e ofereceu ao público uma oficina de horta doméstica, ministrada pela engenheira agrônoma e educadora ambiental, Elisa Tomioka, responsável pelas hortas escolares do Programa, que contou com a participação de 17 pessoas.

No dia 05, a Escola Estadual Maria Aparecida P. A. Magno promoveu a “Feira de Trocas”, atividade idealizada pelo Clorofila, como forma de prolongar a vida útil dos objetos, que não usamos mais, trocando por outros objetos usados, evitando o descarte precoce dos mesmos.

Ainda no dia 05, a Escola Estadual Praia de Boraceia promoveu uma oficina de customização de roupas.

No dia 07 de junho foi a vez da Escola Municipal Giusfredo Santini, aderir às comemorações. A Giusfredo foi a primeira escola a realizar o festival “Chefinho Saudável”, que é o mais novo projeto do Programa Clorofila, que consiste num festival gastronômico que visa incentivar os alunos do Fundamental I, do primeiro ao quinto ano escolar, a prepararem e utilizarem as verduras, do caule às folhas. A iniciativa premiará as receitas elaboradas com alimentos saudáveis e sem adição de temperos industrializados, embutidos ou enlatados. Os alunos deram um show, apresentando aos jurados os pratos preparados por eles, dando informações sobre as propriedades nutricionais dos ingredientes utilizados na elaboração do prato, que foram pesquisados por eles, com a orientação dos seus professores. A Diretora da escola Nanci Ferreira, que preparou carinhosamente roupas de chef’s para os alunos, estava muito emocionada durante o evento e declarou: “Esse desafio lançado pela Sobloco foi maravilhoso. No início ficamos receosos, mas logo os professores aderiram à ideia. Além de incentivar os alunos a manterem uma alimentação saudável, o projeto também ajudou a levantar a autoestima deles, que se sentiram capazes de desenvolver um prato, vencendo a timidez e adquirindo novos conhecimentos”.

A aluna Maria Eduarda, que preparou uma deliciosa pizza de omelete com espinafre, estava muito nervosa e muito feliz ao mesmo tempo. A mãe da menina, Isabel Cristina dos Anjos Gomes, amou a iniciativa e estava orgulhosa da filha, acompanhando a apresentação da plateia. “Eu tenho sete filhos. A gente não tem internet em casa. Uma forma que eu achei de mantê-los em casa, com atividade, foi ensiná-los a cozinhar. Eles amam. Fazer comida saudável é melhor ainda”, declarou a mãe da pequena chef de apenas 10 anos.

A nutricionista Daniela Carvalho, responsável pela alimentação de algumas escolas do Município, foi uma das juradas e enfatizou a importância de fomentar o interesse das crianças pelos alimentos saudáveis, parabenizando a Sobloco pela iniciativa, bem como a escola pelo envolvimento tão espetacular.

As comemorações do Dia do Meio Ambiente programadas pelo Clorofila continuarão até o dia 15 de junho, através da realização de outras feiras de trocas, mutirões de limpeza, exibição de vídeos e debates sobre temas ambientais, gincana de meio ambiente e oficinas de culinárias.

Além disso, o festival “Chefinho Saudável”, que faz parte da programação do Dia do Meio ambiente, continuará sendo realizado em outras escolas até o final das comemorações.

As escolas envolvidas que aderiram a programação deste ano são: EE Maria Aparecida P. A. Magno, EE Praia de Boraceia, EE Armando Belegarde, EM Giusfredo Santini, EE Maria Celeste Pereira Leite, EM José Inácio Hora, EE Jardim Vicente de Carvalho, Colégio Metodista, EMEF Boraceia, EE Jardim Vista Linda, EM Hilda Strenger Ribeiro e EM José de Oliveira Santos.

A Sobloco parabeniza a todos os participantes, agradecendo as escolas parceiras pelo empenho em fazer um evento tão bonito e tão importante.

 

Veja como foram as atividades:


Como chegar
Condição das estradas

Imigrantes e Anchieta

Disque Ecovias:

0800-197878

 

Dutra

Disque Nova Dutra:

0800-173536

 

Carvalho de Pinto e Ayrton Senna

Disque Dersa:

0800 55-5510

 

Veja as Estradas

Cameras online

Tempo na riviera
Bertioga
27°
26°
Tue
27°
Wed
29°
Thu
28°
Fri
26°
Sat
Weather from OpenWeatherMap