Slider

Prêmio Atitude Ambiental mobiliza escolas contra o desperdício

25/09/2014

CLOROFILA290Escolas usam a criatividade para combater o desperdício

 Trabalhos inscritos no Prêmio Atitude Ambiental 2014 surpreendem pela criatividade e comprometimento nos projetos.

 

Foram dois dias intensos de avaliação dos 13 trabalhos inscritos na 22ª edição do Prêmio Atitude Ambiental proposto pela Sobloco Construtora às escolas do município de Bertioga.

 

Sob o tema “todos contra o desperdício”, escolas estaduais e municipais se mobilizaram em diversas ações para evitar o desperdício dentro e fora da sala da aula.

 

Na inscrição, as escolas optaram por entregar os trabalhos ou receber a visita da comissão avaliadora na própria escola. Das 13 escolas inscritas, 6 escolheram receber a vista dos jurados, sendo que todas as avaliações ocorreram nos dias 18 e 19 de setembro.

 

Cantina Sustentável com aproveitamento integral dos alimentos, reeducação alimentar para evitar o desperdício da merenda escolar, economia de luz, de água, de material escolar, dentre outros, foram temas abordados nos trabalhos apresentados ao corpo de jurados, formado por pessoas ligadas à área de educação ambiental.

 

Os principais critérios adotados durante a avaliação foram: conteúdo do trabalho apresentado (nível da pesquisa), aplicação de proposta prática de combate ao desperdício na escola, quantidade de alunos e professores envolvidos no processo, criatividade e organização na apresentação, envolvimento da comunidade e a participação da escola em projetos do Programa Clorofila.

 

“Foi muito corrido mas também foi muito gratificante e enriquecedor ver o esforço da comunidade escolar em disseminar o tema. Durante nossa avaliação dos trabalhos, percebemos o envolvimento dos funcionários, alunos e seus familiares em buscar soluções para evitar o desperdício. Isso é muito mais do que um concurso, são mudanças de hábitos e de atitudes diárias. É uma compreensão maior da importância da conservação do meio ambiente,” declarou emocionada, Cristina Peres, educadora ambiental da Sobloco e coordenadora do Programa Clorofila.

 

Para Edison Carvalho Oliveira, consultor em projetos de educação ambiental e um dos jurados do Prêmio, as visitas às escolas não poderiam ter sido mais positivas. “Me surpreendi ao ver o engajamento dos professores, direção e, principalmente dos alunos envolvidos. Os alunos estavam muito orgulhosos do que haviam preparados para nós, os jurados, e nos explicavam tudo nos mínimos detalhes. As receitas de reaproveitamento de alimentos, os sucos, os projetos de economia de água, energia, tudo muito bem planejado e, principalmente, implantado nas escolas”.

 

O Prêmio vai contemplar os três melhores trabalhos, mas todas as escolas inscritas receberão prêmio de participação.

 

A divulgação dos vencedores da edição 2014 se dará no dia 22 de outubro, em uma cerimônia com representantes de todas as escolas inscritas.

 

Veja o vídeo – reportagem da TV Costa Norte

 

Veja fotos da apresentação dos trabalhos.

[AFG_gallery id=’69’]

 




Como chegar
Condição das estradas

Imigrantes e Anchieta

Disque Ecovias:

0800-197878

 

Dutra

Disque Nova Dutra:

0800-173536

 

Carvalho de Pinto e Ayrton Senna

Disque Dersa:

0800 55-5510

 

Veja as Estradas

Cameras online

Tempo na riviera
Bertioga
31°
26°
Sun
26°
Mon
28°
Tue
24°
Wed
25°
Thu
Weather from OpenWeatherMap