Slider

Programa Clorofila encerra o curso “Preparando o Futuro”  

24/11/2015

Na última sexta-feira, 13 de novembro, aconteceu o encerramento do curso Preparando o Futuro, promovido pelo Programa Clorofila de Educação Ambiental da Sobloco Construtora.

 

O curso, totalmente gratuito e destinado aos jovens das comissões de meio ambiente, formadas por alunos do 7º ao 1º ano do Ensino Médio das escolas de Bertioga, aconteceu em 8 encontros realizados durante o ano. Esta foi a última etapa do curso que contou com 60 jovens participantes.

 

Coordenado pela educadora ambiental da Sobloco, Cristina Peres e ministrado pela psicóloga e educadora Gisela Sartori Franco, da empresa “Mágico de Nós”, o curso já tinha acontecido em 2014 e devido aos excelentes resultados obtidos, a Sobloco resolveu dar sequencia também em 2015, abordando temas ainda mais profundos, fomentando nos estudantes essa busca pela melhoria contínua do meio ambiente.

 

O objetivo do curso é sensibilizar os jovens quanto à importância de seu papel na formação de uma nova sociedade – local e global, e trazer conceitos e ferramentas para a liderança juvenil para que eles apliquem nas suas vidas e na própria comunidade.

 

Nesse último encontro, os jovens tiveram como desafio ensinar aos colegas algo que eles tivessem conhecimento. A atividade superou as expectativas e envolveu de forma muita criativa e interativa, todos os participantes.

 

Aulas de Libra, teoria musical, customização de roupas, culinária sustentável com sucos, geleias e patês, artesanato com reaproveitamento de materiais, demonstração de capoeira, com relatos de sua história, origami, coreografias, princípios básicos de programação de computadores, plantas medicinais, flores de papel, dobraduras, exibição de vídeos e músicas e até culinária francesa com o famoso “Ratatouille”, foi um pouco do que esses jovens, promissores, repassaram para todos.

 

“Nós sentimos que este ano o curso foi muito mais bem-sucedido em termos de participação e envolvimento das escolas com o conteúdo. Nós tivemos a grata surpresa de certificar 65 jovens, sendo que nenhum desistiu. É um momento de celebração. Esse grupo persistiu até o final, apreendendo conceitos importantíssimos para suas atividades de liderança, dentro das escolas, através da cooperação e da solidariedade. Além disso, eles aprenderam a organizar eventos e campanhas dentro da escola e aprenderam a se organizar em grupos.

 

Com certeza, toda essa vivência, tornou esses jovens mais proativos, mais criativos, fazendo com que sintam que podem fazer a diferença, interferindo no ambiente da escola com ações positivas, criadas e executadas por eles, sob a nossa orientação”, declarou Cristina Peres, educadora ambiental e coordenadora do Programa Clorofila.

 

Além dos encontros mensais, os participantes tiveram que complementar sua formação com algumas tarefas, que consistiram em trabalhos escritos, pesquisas a serem debatidas nos encontros, missões a serem desenvolvidas em suas escolas ou comunidade.
Para encerrar o curso, Gisela Sartori promoveu uma partida de pebolim gigante, ao ar livre, onde as peças eram os próprios alunos, reforçando o conceito de cooperação e trabalho em equipe.

 




Como chegar
Condição das estradas

Imigrantes e Anchieta

Disque Ecovias:

0800-197878

 

Dutra

Disque Nova Dutra:

0800-173536

 

Carvalho de Pinto e Ayrton Senna

Disque Dersa:

0800 55-5510

 

Veja as Estradas

Cameras online

Tempo na riviera
Bertioga
22°
21°
Fri
22°
Sat
25°
Sun
21°
Mon
20°
Tue
Weather from OpenWeatherMap