Slider

Suflês

05/11/2013

sufle-goiabadaWeb-24“Leve, delicado, de interior macio e casquinha crocante e dourada”. Assim Arnaldo Lorençato, editor de gastronomia da revista Veja São Paulo, descreve o ponto certo deste prato de aparência simples e bonita, mas difícil de fazer. Criado no século XIX por Antonin Carême, um dos primeiros chefs-celebridade da França, é até hoje visto como um desafio para os cozinheiros — muitos já se sentiram derrotados ao ver o suflê, preparado com tanto cuidado, murchar assim que saiu do forno! É por essas e outras que o preparo desse clássico da culinária é considerado quase uma arte, a exigir treinamento, técnica e persistência de todos os que desejam dominá-la.

 

Veja reportagem completa na Revista Riviera

 

 

Suflê de goiabada com calda de catupiry

 

by Carla Pernambuco

Um dos hits do Carlota, o suflê de goiabada com calda de catupiry — mais brasileiro do que essa gostosura, impossível! — agrada a gregos, troianos, franceses, italianos… Ou seja, não há quem não goste! E tem uma vantagem: é fácil de fazer! Basta seguir a receita generosamente cedida pela chef Carla Pernambuco. Você agradecerá!

 

Ingredientes do suflê

8 claras

1 pitada de sal

425 g de goiabada cremosa

 

Preparo

Bata as claras em neve. Adicione o sal quando as claras começarem a crescer.

Junte a goiabada aos poucos. Bata, à mão, com um fouet, até misturar bem.

Divida a massa em ramequins individuais, mas não encha até a borda, pois a massa vai crescer bastante.

Leve ao forno preaquecido à 200ºC e asse aproximadamente oito minutos ou até dourar. Sirva em seguida, acompanhado da calda fria.

 

Ingredientes da calda de Catupiry

410 g de queijo Catupiry

350 ml de leite

 

Preparo

Em uma panela, junte o Catupiry e o leite e derreta em banho-maria. Misture bem e resfrie. Na hora de servir, bata novamente com um fouet para a massa ficar bem lisa.

 

Uma boa ideia

Se desejar, substitua a goiabada por outro doce em pasta. Arnaldo Lorençato costuma preparar esse tipo de suflê com um doce de abóbora feito por sua mãe, regado com um molho de leite de coco. Quem provou, diz que é ótimo.

 

 


Como chegar
Condição das estradas

Imigrantes e Anchieta

Disque Ecovias:

0800-197878

 

Dutra

Disque Nova Dutra:

0800-173536

 

Carvalho de Pinto e Ayrton Senna

Disque Dersa:

0800 55-5510

 

Veja as Estradas

Cameras online

Tempo na riviera
Bertioga
24°
23°
Thu
21°
Fri
20°
Sat
23°
Sun
25°
Mon
Weather from OpenWeatherMap