Ecoturismo em Bertioga

Print Friendly

11/04/2017

Com 500 km2 de extensão e 33,1 km de praias, Bertioga reserva lindas surpresas para quem a visita. Passeios a pé ou de barco, pelo meio da mata, rios e pelo mar podem ser feitos monitorados por profissionais qualificados.

 

São inúmeras as trilhas ecológicas espalhadas pela Mata Atlântica. As caminhadas, desde as mais leves com percurso menor e indicadas, inclusive, para crianças, até as que exigem maior resistência, atraem pela aventura e conhecimento que se adquire da região e seu ecossistema.

 

No meio dessa aventura, passando por rios, riachos, pelo coração da mata, há sempre o momento de relaxar nas águas cristalinas das inúmeras cachoeiras encontradas pelo caminho.

 

Mas, para quem não gosta muito de caminhar, há outras opções. Que tal um passeio de barco pelo Rio Itapanhaú, passando pelo manguezal e reconhecendo suas espécies, e por afluentes como o Jaguareguava que desemboca num vale dourado em direção à Serra do mar.

 

 

Junte os amigos, monte seu passeio ou aventura e pé na trilha.

 

Veja algumas opções de passeios oferecidos pela agencia Via Eco Bertioga:

 

 

Trilhas:

 

Encantos de Guaratuba (Trilha e Cachoeira)

Caminharemos por uma trilha restrita localizada dentro do PERB – Parque Estadual da Restinga de Bertioga, considerada de nível médio, com 8km total de percurso, passaremos por áreas de mata de restinga baixa e alta, mata de encosta e ombrófila densa, além de conhecer a diversidade natural da nossa região desfrutaremos também de um delicioso banho de Rio com vista para a Cachoeira em meio a Mata Atlântica.

Tempo de duração: 4 horas e 30 minutos.

Idade mínima: 5 anos.

Grau de dificuldade: Média

O pacote inclui: Monitor, Receptivo local, seguro e entrada regulamentada no PERB.

Saídas: Terças-feiras, quintas-feiras e aos Domingos.

parque-nacional-restinga02

(Cachoeira de Guaratuba)

 

Trilha D’Água (Trilha, Cachoeira e remada)

Nos encontraremos no ponto receptivo as margens do Rio Itapanhaú, local onde os participantes serão informados e orientados para uma tranquila remada. Logo em seguida remaremos beirando as margens do Rio Itapanhaú até a o início da trilha D’Agua, após uma deliciosa caminhada de 2,5 km por uma área restrita do PERB e na área de captação de água do SESC Bertioga até uma maravilhosa cachoeira para um delicioso banho.

Tempo de duração: 4 horas.

Idade Mínima: 5 anos.

Grau de dificuldade: Fácil

O pacote inclui: Monitor, receptivo local, seguro, entrada regulamentada no PERB, equipamento prancha Stand Up Padle ou barco de apoio e coletes salva-vidas.

Saídas: Aos Sábados

 

parque-nacional-restinga08
(Trilha D’Água)

 

Itapanhaú e Jaguareguava (Náutico Fluvial)

Saindo pela marina do Robalo navegaremos pelo Rio Itapanhaú visitando mangues, aves, caranguejos e o que natureza nos presentear, chegaremos no afluente Rio Jaguareguava onde possuem as piscinas naturais de águas cristalinas para um delicioso banho de rio. Retornaremos a marina do Robalo para um delicioso almoço típico da região com uma vista privilegiada para o Rio Itapanhaú. (Bebidas não inclusa no pacote).

Tempo de duração: 4 horas

Idade mínima: 5 anos

Grau de dificuldade: Baixo

O pacote inclui: Estacionamento, Barco, Barqueiro e um delicioso almoço típico da região com uma excelente vista para o Rio Itapanhaú.

Saídas: Aos Sábados.

 

Navegando em Alto Mar (Náutico Marítimo)

Saída de Barco pelo Canal de Bertioga com vista panorâmica do Forte São João e Ruínas do Forte de São Felipe, navegaremos até as praias de Iporanga e São Pedro do Guarujá, onde faremos paradas estratégicas para deliciosos banho de mar, depois retornaremos sentido o Cantão do Indaiá praia de Bertioga, excelente navegação com vista panorâmica da praia de Bertioga em ângulo privilegiado. O Barco possui toda a estrutura de cozinha, churrasqueira, banheiro e um amplo espaço na embarcação.

Tempo de duração: 6 horas.

Idade mínima: Livre.

Grau de dificuldade: Baixo

O pacote inclui: Barco com barqueiro para até 15 pessoas, banheiro, churrasqueira, gelo, água e Seguro.

Saídas: Sob consulta.

 

Mistérios de Rio Silveiras (Reserva Indígena)

A aldeia indígena Rio Silveiras abriga 120 famílias de índios da etnia tupi-guarani em mais de 940 hectares, e conta com uma escola especial para aproximadamente 350 crianças indígenas. Os nativos produzem artesanatos, cultivam o Palmito Jussara e mantêm um viveiro de plantas ornamentais. Os índios têm como moradia pequenas casas construídas em pau-a-pique cobertas com palha e ou casas construídas com madeira da própria aldeia.

Tempo de duração: 3 horas.

Idade mínima: 6 anos.

Grau de dificuldade: Média

O pacote inclui: Orientador, entrada no parque e na aldeia indígena e Seguro.

Saídas: Sob consulta.

 

 

Informações Via Eco Turismo – https://www.viaecobertioga.com.br/

RESERVAS: Solicite sua reserva através de nosso site, e-mail ou telefone.

viaeco@viabilizaviagens.com.br

(13) 99757-9227 (Bruno)

 

Veja as fotos:

 

Visitas

As trilhas podem ser feitas diariamente, desde que agendadas previamente, com saídas pela manhã e início da tarde. A capacidade diária é de 100 pessoas, sendo 50 por período. Neste primeiro ano de implantação, as visitações irão acontecer, exclusivamente, via agências de turismo e operadoras de receptivo cadastradas na Prefeitura de Bertioga. As operadoras farão o agendamento dos visitantes. A relação das agências e operadoras cadastradas pode ser adquirida pelo site www.bertioga.sp.gov.br/ecoturismo.

 

 

 

 

SOBRE O PARQUE

O Parque Estadual Restinga de Bertioga forma um corredor ecológico junto ao Núcleo Bertioga do Parque Estadual da Serra do Mar, garantindo a proteção da biodiversidade, deste o ambiente marinho, incluindo as costeiras e a restinga, até a floresta ombrófila densa. O PERB protege integralmente os rios Itaguaré e Guaratuba, além de cerca de 7 km das praias: Itaguaré, prainhas do Itaguá e Boracéia.

 

A entrada no Parque Estadual Restinga de Bertioga sem autorização da Fundação Florestal é proibida. O visitante irregular está sujeito às penalidades da lei.

 

Mais informações sobre Parque Estadual Restinga de Bertioga, podem ser obtidas na sede administrativa do parque, que fica na Rua Gonçalo da Costa, 140 – Centro, Bertioga ou pelo telefone (13) 3317-2094, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

 

DÚVIDAS: Entre em contato com a Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura.
Endereço: Avenida dos Coqueiros, 114 – Centro – 11250-000
e-mail: ecoturismobertioga@gmail.com / sec.turismo@bertioga.sp.gov.br
Telefone: 13-3317.5173 / 3317-3567 / 3317.9150