ATENÇÃO:: Esta barra lateral está vazia, clique aqui e adicione widgets na "Sidebar Educação Ambiental After (Menu)" area.

Educação Ambiental

Print Friendly
  • Programa Clorofila de Educação Ambiental

    Criado há 20 anos, projeto da Sobloco Construtora já atendeu mais de 12 mil alunos e foi o pioneiro em levar questões sobre o meio ambiente para salas de aula da região.

  • Educação para sustentabilidade e qualidade de vida

    O Programa Clorofila trabalha para formar cidadãos com maior consciência ecológica e despertar a comunidade para práticas sustentáveis. Mais de 12 mil crianças e jovens já participaram das atividades do Programa.

  • Apoio à municipalidade

    Pela sua importância e abrangência, o Programa Clorofila é referência no sistema de educação de Bertioga e tem formalizada a parceria com a Prefeitura de Bertioga, através de sua Secretaria de Educação, parceria esta fundamental para o município na obtenção e renovação do Selo Verde Azul, conferido pelo governo do Estado.
  • Trabalho a longo prazo

    Educação ambiental é um processo de longo prazo. Em duas décadas de programa o Programa já atingiu uma geração de jovens e crianças que tem hoje maior consciência ecológica. Através de pequenas práticas, eles aprendem a noção de cidadania e da responsabilidade de cada um de preservar o que está ao seu alcance, para assim, preservar o planeta como um todo.

Crianças, jovens e adultos de Bertioga encontram na Riviera de São Lourenço inúmeras oportunidades para crescimento e educação. 

 

O Programa Clorofila é o mais antigo. Idealizado pela Sobloco em 1992 – e desde então administrado por esta empresa – é desenvolvido nas escolas de Bertioga e envolve jovens e crianças em várias frentes de trabalho, todas atuando de forma consistente e continuada.

 

O Programa difunde a idéia de que qualquer indivíduo pode atuar com pequenas ações para melhorar o ambiente onde convive.

 

Assim, o Programa envolve estudantes, professores, pais e diretores das escolas públicas e particulares de Bertioga na melhora do seu ambiente mais próximo – a escola, o bairro – desenvolvendo neles a criatividade e a iniciativa para implantar melhorias e sistemas sustentáveis, bem como adotar hábitos e atitudes de conservação ambiental.

 

Através do Programa Clorofila, profissionais da área de educação ambiental da Sobloco auxiliam as escolas do município a implantarem hortas e jardins em seu espaço físico, a reduzirem e separarem seu lixo, a reciclarem seus materiais e a desenvolverem atividades ligadas ao meio ambiente.

 

Em 2009, sua importância e abrangência levou a Prefeitura de Bertioga a formalizar uma parceria entre ele e a Secretaria de Educação e Desenvolvimento Cultural, parceria esta de grande importância para o município na obtenção e renovação do Selo Verde Azul, conferido pelo governo do Estado.

 

Os vigorosos frutos desse Programa podem ser admirados nas ações do Projeto Clorofila, no Prêmio Atitude Ambiental, nos cursos de formação de Professores, na aplicação da Agenda 21 na Escola e nos vários eventos realizados anualmente. Olhados em sua totalidade, essas ações causam sempre a mesma prazerosa sensação de obra realizada. Afinal, estamos erigindo uma nova e mais consciente geração de cidadãos.

 

Nesses 20 anos de vida, o Programa Clorofila de Educação Ambiental pode ser considerado um sucesso: atingiu – e modificou!! – diretamente mais de 12 mil estudantes, e indiretamente, seus familiares, amigos e vizinhos.

ATENÇÃO:: Esta barra lateral está vazia, clique aqui e adicione widgets na "Educação Ambiental Homepage (Centro)" area.

Notícias

Registros do Programa Clorofila

Há 25 anos atrás a Sobloco dava os primeiros passos em um Programa de educação ambiental - que mais tarde seria batizado de Programa Clorofila - com a campanha “Seu Lixo Vale Ouro”. Veja os registros.

Dia mundial da água

Estudantes de Bertioga visitam a Estação de Tratamento de Água da Riviera.

Encontro com educadores

Sobloco promove encontro com educadores das escolas Parceiras do Programa Clorofila