ATENÇÃO:: Esta barra lateral está vazia, clique aqui e adicione widgets na "Sidebar Educação Ambiental After (Menu)" area.

Eventos

Print Friendly

Eventos

Datas especiais não passam em branco no Programa Clorofila e são excelentes oportunidades para temas cívico ambientais sejam trabalhados.

O Dia da Bandeira – 19 de novembro – jamais passa em claro na Riviera de São Lourenço desde que foi criado o Programa Clorofila de Educação Ambiental, em 1992. Naquele ano, pela primeira vez, a Sobloco reuniu autoridades municipais, a banda da Polícia Militar e 1.500 jovens na praça da Bandeira e realizou o evento cívico de hasteamento da bandeira que se repete até os dias de hoje.

 

Da mesma forma, o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) não é esquecido. Ao longo dos anos, a data tem sido celebrada por alunos e mestres das escolas locais das mais diversas – e criativas! – maneiras: desde passeios ciclísticos, revoada de pipas e plantios simbólicos, até a Parada Ecológica que fez história no município e as recentes feiras do meio ambiente, também conhecidas como Feira Clorofila.

 

A primeira Parada Ecológica – organizada pela Sobloco em 2003 – levou às ruas aproximadamente 150 estudantes, que, sob orientação de professores, distribuíram mensagens à população. O sucesso desse evento atraiu a adesão de outras escolas: em 2005 e 2006, participaram mais de 2 mil pessoas, entre alunos, educadores e transeuntes que se integravam à ela. Este crescimento resultou na ideia de setorizar a parada por bairro e de agregar um novo tipo de atividade às comemorações do dia do meio ambiente: a Feira Clorofila.

 

Idealizada em 2008 nos moldes das tradicionais feiras escolares de ciências, a Feira Clorofila é realizada ao mesmo tempo em diversas escolas de Bertioga, constituindo uma mostra de boas práticas de sustentabilidade. Em seus estandes pode-se encontrar: exposição de móveis feitos com garrafas plásticas; degustação de alimentos preparados com aproveitamento de cascas, talos e folhas; “brechó” de trocas de objetos em geral; exposições fotográficas; exibição de vídeos; oficina de reciclagem de papel; oficina de bijuterias; artesanato em geral feito com material reaproveitado como restos de papel, tecido, vidros, plásticos e outros materiais descartados. Também é possível ver nessa feira o preparo de sabão caseiro a partir de óleo de cozinha usado. São exposições muito criativas, que têm como principal objetivo servirem de inspiração para os visitantes e de exemplo de boas práticas que todos podem adotar.

 

Essas atividades se completam com outra tradicional festividade: a Caravana da Primavera, que, desde 2002, saúda a estação das flores com o plantio de árvores nativas, frutíferas e floríferas – doadas pela Sobloco – nas ruas de Bertioga.

Notícias

Dia mundial da água

Estudantes de Bertioga visitam a Estação de Tratamento de Água da Riviera.

Encontro com educadores

Sobloco promove encontro com educadores das escolas Parceiras do Programa Clorofila

Programa Clorofila é destaque na Globo

Plantios, hortas, culinária sustentável. Essas iniciativas do Programa Clorofila de Educação Ambiental, realizado pela Sobloco há 24 anos com jovens e crianças de Bertioga foi destaque no Programa Como Será da Rede Globo. Assista o vídeo.