Slider

Prêmio Atitude Ambiental

Pesquisa e criatividade favorecem a solução de desafios ambientais, sociais e economicos

Slider

 

Desde 1993, o Prêmio Atitude Ambiental, realizado pela Sobloco junto às escolas de Bertioga, desafia anualmente estudantes e educadores a pesquisarem o ambiente no qual vivem, a refletirem sobre os problemas identificados e a proporem soluções criativas e viáveis.

A forma como este Prêmio está estruturado revela, por si só, coerência com os ideais sustentáveis de integração dos aspectos ambiental, econômico e social. A cada ano é proposto um novo tema a ser apresentado de forma diferente – por exemplo, por meio de um projeto, um vídeo, uma gincana, um jogo ou feira.

Nesse processo, nada fica ao acaso.  Os temas abordados são atuais e tratam amplamente dos recursos de que o homem dispõe para seu crescimento sócio-econômico – das riquezas naturais aos aspectos culturais, históricos e cívicos.

Por exemplo, na época das comemorações dos 500 anos da descoberta do Brasil, o Prêmio teve como proposição a representatividade histórica de Bertioga e a valorização de sua cultura; em 2000, ano de eleição para prefeitura e câmara, foi pedido aos estudantes que identificassem os problemas ambientais do município; e quatro anos depois, foi solicitada uma reflexão sobre a importância da convivência social saudável para se obter um meio ambiente de qualidade. Somam-se a esses aspectos outros que se referem especificamente aos cuidados ambientais, como a reciclagem de lixo, o desperdício de energia e de água e o consumo consciente dos recursos.

Esses temas dizem tudo:

 

Nos 20 anos do Prêmio Atitude Ambiental foram abordados os seguintes temas:

1993 Qualidade ambiental: o homem urbano e o meio ambiente A importância da convivência harmoniosa do ser humano com o meio ambiente.
1994 Lixo reciclável No formato de uma gincana, a arrecadação de materiais recicláveis.
1995 Hasteie uma bandeira… contra o desperdício – Projetos de combate ao desperdício dentro da escola, incluindo a racionalização do consumo de energia, água e recursos naturais.
1996 Lixo que é útil O reaproveitamento criativo de materiais recicláveis.
1997 Água doce água Divulgação do uso correto da água, evitando o seu desperdício.
1998 Lixo no mar – No Ano Internacional dos Oceanos, concurso trata da situação atual dos mares, que constituem importante recurso natural.
1999 Bertioga, cidade histórica 500 anos de Brasil – A representatividade histórica de Bertioga e a valorização de sua cultura.
2000 Meio ambiente e cidadania Em ano de eleição para prefeitura e câmara, estudantes registram os problemas ambientais do município e um relatório é entregue ao novo prefeito eleito.
2001 Meu bairro, meu ambiente Implantação de melhorias concretas nos bairros onde estão localizadas as escolas do município.
2002 Feira do meio ambiente À semelhança do que ocorre em feiras de ciência, estudantes montam, em suas escolas, estandes que tratam de aspectos diversos do meio ambiente.
2003 Arte e meio ambiente Diferentes linguagens artísticas são utilizadas para tratar das questões ambientais, ao mesmo tempo que geram material didático para incorporar ao acervo da escola.
2004 O meio ambiente social Uma reflexão sobre a importância da convivência social saudável para se obter um meio ambiente de qualidade.
2005 O meio ambiente rural e urbano Pesquisa estuda aspectos do meio ambiente urbano em comparação com as áreas rurais, permitindo ao aluno entender melhor as mudanças ocorridas no processo de nascimento e de desenvolvimento das cidades.
2006 A escola ecológica Propostas de ações práticas de preservação ambiental a serem desenvolvidas dentro da escola e em seu entorno, tendo em vista a melhoria das condições ambientais.
2007 Repensando o nosso consumo Reflexão sobre consumo – de energia, água, alimentos, combustível, embalagens, bens imprescindíveis e supérfluos etc. – e sua influência na sustentabilidade do planeta.
2008 Construindo a Agenda 21 na escola Apresentação de uma agenda de proposições práticas para a melhoria dos ambientes escolar e comunitário.
2009 O Projeto Clorofila na minha escola(crianças)Construindo a Agenda 21 na Escola(adolescentes) Apresentação de relatórios sobre a realização das ações práticas propostas pelos alunos no ano anterior.
2010 O jogo do meio ambiente Criação de jogos educativos para serem usados, pelo próprio Programa Clorofila, como instrumento pedagógico de educação ambiental.
2011 Parque Estadual da Restinga de Bertioga Pesquisa sobre o novo parque criado no município
2012 A Carta da Terra– Ensino infantil e fundamental I O Lixo de Bertioga e eu– Ensino fundamental IIRio+20 – Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável 2012 – Ensino médio
2013 De onde vem… para onde vai? – Ensino Fundamental I e II – um estimulo para a pesquisa das crianças a descobrirem a origem das coisas que fazem parte de seu cotidiano, percebendo que todas as coisas tem origem na natureza

Gentileza gera Gentileza – para ensino Médio e EJA- visou provocar uma reflexão sobre a pratica da gentileza entre as pessoas e todoso os seres vivos

2014 Todos contra o Desperdício – reflexão sobre o desperdício em seus mais diferentes aspectos: alimentos, água, energia, combustíveis, embalagens, papel, material escolar, roupas, produtos de limpeza, materiais de construção e outros
2015 Onde está a água? – pesquisa sobre a origem da água que abastece Bertioga, qual o caminho que ela percorre, quais as atividades humanas que mais consomem água e propostas para reduzir o consumo deste bem
2016 A cidade que eu quero – inspirado nas visíveis transformações que Bertioga vem sofrendo, em função do crescimento e das mudanças urbanísticas mais recentes.

 

 


 




Como chegar
Condição das estradas

Imigrantes e Anchieta

Disque Ecovias:

0800-197878

 

Dutra

Disque Nova Dutra:

0800-173536

 

Carvalho de Pinto e Ayrton Senna

Disque Dersa:

0800 55-5510

 

Veja as Estradas

Cameras online

Tempo na riviera
Bertioga
21°
21°
Tue
22°
Wed
20°
Thu
20°
Fri
22°
Sat
Weather from OpenWeatherMap