ATENÇÃO:: Esta barra lateral está vazia, clique aqui e adicione widgets na "Sidebar Educação Ambiental After (Menu)" area.

Prêmio Atitude Ambiental

Print Friendly

Prêmio Atitude Ambiental

Pesquisa e criatividade favorecem a solução de desafios ambientais, sociais e econômicos

Nesse processo, nada fica ao acaso.  Os temas abordados são atuais e tratam amplamente dos recursos de que o homem dispõe para seu crescimento sócio-econômico – das riquezas naturais aos aspectos culturais, históricos e cívicos.

 

Por exemplo, na época das comemorações dos 500 anos da descoberta do Brasil, o Prêmio teve como proposição a representatividade histórica de Bertioga e a valorização de sua cultura; em 2000, ano de eleição para prefeitura e câmara, foi pedido aos estudantes que identificassem os problemas ambientais do município; e quatro anos depois, foi solicitada uma reflexão sobre a importância da convivência social saudável para se obter um meio ambiente de qualidade. Somam-se a esses aspectos outros que se referem especificamente aos cuidados ambientais, como a reciclagem de lixo, o desperdício de energia e de água e o consumo consciente dos recursos.

Esses temas dizem tudo

Nos 20 anos do Prêmio Atitude Ambiental foram abordados os seguintes temas:

 

1993 Qualidade ambiental: o homem urbano e o meio ambienteA importância da convivência harmoniosa do ser humano com o meio ambiente.
1994 Lixo reciclávelNo formato de uma gincana, a arrecadação de materiais recicláveis.
1995 Hasteie uma bandeira… contra o desperdícioProjetos de combate ao desperdício dentro da escola, incluindo a racionalização do consumo de energia, água e recursos naturais.
1996 Lixo que é útilO reaproveitamento criativo de materiais recicláveis.
1997 Água doce águaDivulgação do uso correto da água, evitando o seu desperdício.
1998 Lixo no marNo Ano Internacional dos Oceanos, concurso trata da situação atual dos mares, que constituem importante recurso natural.
1999 Bertioga, cidade histórica – 500 anos de BrasilA representatividade histórica de Bertioga e a valorização de sua cultura.
2000 Meio ambiente e cidadaniaEm ano de eleição para prefeitura e câmara, estudantes registram os problemas ambientais do município e um relatório é entregue ao novo prefeito eleito.
2001 Meu bairro, meu ambienteImplantação de melhorias concretas nos bairros onde estão localizadas as escolas do município.
2002 Feira do meio ambienteÀ semelhança do que ocorre em feiras de ciência, estudantes montam, em suas escolas, estandes que tratam de aspectos diversos do meio ambiente.
2003 Arte e meio ambienteDiferentes linguagens artísticas são utilizadas para tratar das questões ambientais, ao mesmo tempo que geram material didático para incorporar ao acervo da escola.
2004 O meio ambiente socialUma reflexão sobre a importância da convivência social saudável para se obter um meio ambiente de qualidade.
2005 O meio ambiente rural e urbanoPesquisa estuda aspectos do meio ambiente urbano em comparação com as áreas rurais, permitindo ao aluno entender melhor as mudanças ocorridas no processo de nascimento e de desenvolvimento das cidades.
2006 A escola ecológicaPropostas de ações práticas de preservação ambiental a serem desenvolvidas dentro da escola e em seu entorno, tendo em vista a melhoria das condições ambientais.
2007 Repensando o nosso consumoReflexão sobre consumo – de energia, água, alimentos, combustível, embalagens, bens imprescindíveis e supérfluos etc. – e sua influência na sustentabilidade do planeta.
2008 Construindo a Agenda 21 na escolaApresentação de uma agenda de proposições práticas para a melhoria dos ambientes escolar e comunitário.
2009 O Projeto Clorofila na minha escola(crianças)Construindo a Agenda 21 na Escola(adolescentes)Apresentação de relatórios sobre a realização das ações práticas propostas pelos alunos no ano anterior.
2010 O jogo do meio ambienteCriação de jogos educativos para serem usados, pelo próprio Programa Clorofila, como instrumento pedagógico de educação ambiental.
2011 Parque Estadual da Restinga de BertiogaPesquisa sobre o novo parque criado no município
2012 A Carta da Terra– Ensino infantil e fundamental IO Lixo de Bertioga e eu– Ensino fundamental IIRio+20 – Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável 2012 – Ensino médio

Notícias

Registros do Programa Clorofila

Há 25 anos atrás a Sobloco dava os primeiros passos em um Programa de educação ambiental - que mais tarde seria batizado de Programa Clorofila - com a campanha “Seu Lixo Vale Ouro”. Veja os registros.

Dia mundial da água

Estudantes de Bertioga visitam a Estação de Tratamento de Água da Riviera.

Encontro com educadores

Sobloco promove encontro com educadores das escolas Parceiras do Programa Clorofila