Slider

As quaresmeiras da Riviera

19/03/2020

O tempo da Quaresma é o período de 40 dias de preparação para a Páscoa que vai desde a Quarta-Feira de Cinzas até o Domingo de Ramos. Para os cristãos, trata-se de um tempo de penitência, oração e conversão. E para aqueles que apreciam árvores e flores, quando se fala em Quaresma, o que vem à mente é a imagem da quaresmeira.

Trata-se de uma árvore ornamental exuberante, nativa da Mata Atlântica, que floresce duas vezes por ano. De janeiro a março, mês em que coincide com a Quaresma, e daí vem seu nome, e de junho até agosto. Seus frutos, que não são comestíveis, amadurecem de abril até maio e de junho a agosto.

O Setor de Meio Ambiente da Associação dos Amigos da Riviera monitora o crescimento das mudas de árvores floríferas, recentemente plantadas em calçadas das principais avenidas da Riviera, especialmente as quaresmeiras, Tibouchina granulosa, que se destacam  nessa época do ano nas áreas verdes preservadas e calçadas. Por suas qualidades, ela é uma das principais árvores utilizadas na arborização urbana no Brasil, podendo ornamentar também praças, parques e jardins em geral.

 


Como chegar
Condição das estradas

Imigrantes e Anchieta

Disque Ecovias:

0800-197878

 

Dutra

Disque Nova Dutra:

0800-173536

 

Carvalho de Pinto e Ayrton Senna

Disque Dersa:

0800 55-5510

 

Veja as Estradas

Cameras online

Tempo na riviera
Bertioga
23°
20°
Tue
17°
Wed
22°
Thu
25°
Fri
26°
Sat
Weather from OpenWeatherMap