header21.1061x169 - copy - copy
header21.1061x169 - copy
header21.1061x169 - copy
header21.1061x169 - copy - copy
header21.1061x169 - copy - copy
header21.1061x169

Ecoturismo em Bertioga

01/02/2022

Com 500 km2 de extensão e 33,1 km de praias, Bertioga reserva lindas surpresas para quem a visita. Passeios a pé ou de barco, pelo meio da mata, rios e pelo mar podem ser feitos monitorados por profissionais qualificados.

São inúmeras as trilhas ecológicas espalhadas pela Mata Atlântica. As caminhadas, desde as mais leves com percurso menor e indicadas, inclusive, para crianças, até as que exigem maior resistência, atraem pela aventura e conhecimento que se adquire da região e seu ecossistema.

No meio dessa aventura, passando por rios, riachos, pelo coração da mata, há sempre o momento de relaxar nas águas cristalinas das inúmeras cachoeiras encontradas pelo caminho.

 

 

Mas, para quem não gosta muito de caminhar, há outras opções. Que tal um passeio de barco pelo Rio Itapanhaú, passando pelo manguezal e reconhecendo suas espécies, e por afluentes como o Jaguareguava que desemboca num vale dourado em direção à Serra do mar.

Junte os amigos, monte seu passeio ou aventura e pé na trilha.

 

Veja algumas opções de passeios oferecidos pela agencia Via Eco Bertioga:

Trilhas:

 

Encantos de Guaratuba (Trilha e Cachoeira)

Uma das trilhas mais visitadas do Parque é cercada por riachos, poços, cascata belíssima e pequenas praias naturais. Além disso, o visitante pode encontrar grande diversidade de vegetação, como florestas paludosa, de restinga e submontana, cada qual com suas belezas características, animais nativos, cores e formas. Ótima para estudos do meio, atividades de educação ambiental, passeio, ciclismo, corridas e muito mais!

Extensão: 8.300 metros

Grau de dificuldade: Médio

Tempo estimado: 6 horas ( ida e volta)

parque-nacional-restinga02

(Cachoeira de Guaratuba)

 

Trilha D’Água (Trilha, Cachoeira e remada)

É outra trilha muito visitada do Parque sendo um atrativo especial, que tem como diferenciais, seu aspecto educativo. Ela permite conhecer o processo de mudança da vegetação de Mata Atlântica preservada, passando pelo manguezal, restinga, mata palutosa, de encosta e ombrófila densa. Além disso, possui atrativos culturais, com a passagem pela linha do bondinho da Usina Itatinga e a ponte de ferro do Rio Guaxantuba. Complementa o passeio, a aventura da travessia de barco pelo Rio Itapanhaú na ida e na volta.

Extensão: 6.300 metros

Grau de dificuldade: baixo a médio

Tempo estimado: 6 horas (ida e volta)

 

parque-nacional-restinga08
(Trilha D’Água)

 

Itapanhaú e Jaguareguava (Náutico Fluvial)

Saindo pela marina do Robalo navegaremos pelo Rio Itapanhaú visitando mangues, aves, caranguejos e o que natureza nos presentear, chegaremos no afluente Rio Jaguareguava onde possuem as piscinas naturais de águas cristalinas para um delicioso banho de rio. Retornaremos a marina do Robalo para um delicioso almoço típico da região com uma vista privilegiada para o Rio Itapanhaú. (Bebidas não inclusa no pacote).

Tempo de duração: 4 horas

Idade mínima: 5 anos

Grau de dificuldade: Baixo

O pacote inclui: Estacionamento, Barco, Barqueiro e um delicioso almoço típico da região com uma excelente vista para o Rio Itapanhaú.

Saídas: Aos Sábados.

 

Navegando em Alto Mar (Náutico Marítimo)

Saída de Barco pelo Canal de Bertioga com vista panorâmica do Forte São João e Ruínas do Forte de São Felipe, navegaremos até as praias de Iporanga e São Pedro do Guarujá, onde faremos paradas estratégicas para deliciosos banho de mar, depois retornaremos sentido o Cantão do Indaiá praia de Bertioga, excelente navegação com vista panorâmica da praia de Bertioga em ângulo privilegiado. O Barco possui toda a estrutura de cozinha, churrasqueira, banheiro e um amplo espaço na embarcação.

Tempo de duração: 6 horas.

Idade mínima: Livre.

Grau de dificuldade: Baixo

O pacote inclui: Barco com barqueiro para até 15 pessoas, banheiro, churrasqueira, gelo, água e Seguro.

Saídas: Sob consulta.

 

Mistérios de Rio Silveiras (Reserva Indígena)

A aldeia indígena Rio Silveiras abriga 120 famílias de índios da etnia tupi-guarani em mais de 940 hectares, e conta com uma escola especial para aproximadamente 350 crianças indígenas. Os nativos produzem artesanatos, cultivam o Palmito Jussara e mantêm um viveiro de plantas ornamentais. Os índios têm como moradia pequenas casas construídas em pau-a-pique cobertas com palha e ou casas construídas com madeira da própria aldeia.

Tempo de duração: 3 horas.

Idade mínima: 6 anos.

Grau de dificuldade: Média

O pacote inclui: Orientador, entrada no parque e na aldeia indígena e Seguro.

Saídas: Sob consulta.

 

A relação completa das 12 trilhas pode ser conferida no link: http://www.bertioga.sp.gov.br/ecoturismo/.

 

PARA VISITAR
As trilhas podem ser agendadas via operadoras autorizadas pela Prefeitura Municipal de Bertioga e Parques Estaduais Restinga de Bertioga e Serra do Mar. Confira abaixo a relação:

Associação Bertioguense de Ecoturismo (ABECO):

(13) 99697-7723 (ligação e WhatsApp) / e-mail: [email protected]

Associação de Monitores Locais de Bertioga (AMOLB):

(13) 99786-7426 (apenas WhatsApp)/ e-mail: [email protected]

 

 

Via Eco Turismo – https://www.viaecobertioga.com.br/

RESERVAS: Solicite sua reserva através de nosso site, e-mail ou telefone.

[email protected]

(13) 99757-9227 (Bruno)

 

Veja as fotos:

 

Visitas

As trilhas podem ser feitas diariamente, desde que agendadas previamente, com saídas pela manhã e início da tarde. A capacidade diária é de 100 pessoas, sendo 50 por período. Neste primeiro ano de implantação, as visitações irão acontecer, exclusivamente, via agências de turismo e operadoras de receptivo cadastradas na Prefeitura de Bertioga. As operadoras farão o agendamento dos visitantes. A relação das agências e operadoras cadastradas pode ser adquirida pelo site www.bertioga.sp.gov.br/ecoturismo.

 

 

 

 

SOBRE O PARQUE

O Parque Estadual Restinga de Bertioga forma um corredor ecológico junto ao Núcleo Bertioga do Parque Estadual da Serra do Mar, garantindo a proteção da biodiversidade, deste o ambiente marinho, incluindo as costeiras e a restinga, até a floresta ombrófila densa. O PERB protege integralmente os rios Itaguaré e Guaratuba, além de cerca de 7 km das praias: Itaguaré, prainhas do Itaguá e Boracéia.

 

A entrada no Parque Estadual Restinga de Bertioga sem autorização da Fundação Florestal é proibida. O visitante irregular está sujeito às penalidades da lei.

 

Mais informações sobre Parque Estadual Restinga de Bertioga, podem ser obtidas na sede administrativa do parque, que fica na Rua Gonçalo da Costa, 140 – Centro, Bertioga ou pelo telefone (13) 3317-2094, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

 

DÚVIDAS: Entre em contato com a Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura.
Endereço: Avenida dos Coqueiros, 114 – Centro – 11250-000
e-mail: [email protected] / [email protected]
Telefone: 13-3317.5173 / 3317-3567 / 3317.9150

 

 


Como chegar
Condição das estradas

Imigrantes e Anchieta

Disque Ecovias:

0800-197878

 

Dutra

Disque Nova Dutra:

0800-173536

 

Carvalho de Pinto e Ayrton Senna

Disque Dersa:

0800 55-5510

 

Veja as Estradas

Cameras online

Tempo na riviera
Bertioga
24°
28°
Tue
26°
Wed
24°
Thu
21°
Fri
23°
Sat
Weather from OpenWeatherMap