Slider

Prêmio Atitude Ambiental

30/11/2017

A Riviera de São Lourenço anunciou no 28/11, as três escolas campeãs da 25ª edição do Prêmio Atitude Ambiental promovido pela Sobloco Construtora em Bertioga-SP . A festa de premiação foi realizada no salão do Sistema Integrado de Vendas (SIV) na Riviera, às 14h, contando com a presença de cerca de 400 pessoas entre alunos e educadores das 12 escolas participantes, representantes da Secretaria Municipal de Educação, da Diretoria Regional de Ensino de Santos e da Sobloco.

O evento contou com algumas apresentações dos trabalhos que os alunos realizaram para o Premio Atitude 2017. O tema desse ano foi “Minha Escola e o Programa Clorofila”, convidando as instituições a fazerem uma pesquisa e levantamento de todas as atividades do Programa de Educação Ambiental Clorofila, oferecido pela Riviera de São Lourenço e Sobloco, em suas escolas. O resultado foi um rico inventário das atividades do Programa em toda a cidade, que incluem paisagismo, hortas, oficinas, vivencias, palestras, feiras de meio ambiente, cursos e, claro, o próprio Premio Atitude Ambiental.
Apresentações de coral, teatro de fantoches, desfile de roupas feitas com materiais recicláveis, declamações e expressões corporais foram algumas das formas que as escolas escolheram para demonstrar os conceitos apreendidos por meio do Programa.

As grandes vencedoras do Premio foram a Escola Municipal Hilda Strenger Ribeiro, Escola Municipal Giusfredo Santini e Escola Municipal Boraceia.

Os prêmios oferecidos foram escolhidos mediante consulta prévia às escolas, que deram sugestões de prêmios que gostariam de receber. A Escola Municipal Boraceia foi premiada com uma TV LED 40″, a Escola Municipal Giusfredo Santini recebeu um projetor com suporte e a Escola Municipal Hilda Strenger Ribeiro ganhou uma impressora multilaser funcional. Além disso, todas as escolas participantes foram premiadas com uma caixa amplificadora de som.

“Eu já conhecia o programa há algum tempo, pois estudei na minha adolescência em uma escola que também é parceira do Clorofila. Eu passei a conhecer melhor o trabalho através da vida dos meus filhos e do envolvimento deles com todas as propostas que o programa desenvolve nas escolas. Iniciativas como esse concurso só nos fazem crescer. Meus filhos colocam em prática, em casa, tudo o que aprendem”, afirma emocionada Juliana Santos, mãe do aluno Murilo Santos, da Escola Municipal José de Oliveira Santos e também da aluna Maria Luiza Santos, da Escola Estadual Maria Aparecida Pinto de Abreu Magno. “As duas escolas participaram do concurso deste ano e acompanhei os dois trabalhos”, completou Juliana.

Para Beatriz Almeida, diretora da Sobloco, o Programa Clorofila não se resume a atividades isoladas e pontuais. “É o conjunto de todas as frentes de trabalho que vão, pouco a pouco, incutindo nas crianças e jovens, valores e sentimentos de respeito ao meio ambiente e ao próximo, tão importantes hoje em dia”.

 

 

Os trabalhos

Durante a visita dos jurados às escolas, realizada nos dias 25 e 26/10, alunos e professores demonstraram muita criatividade e envolvimento com o tema, mostrando o conteúdo construído nos anos de parceria com o programa por meio de vários formatos: exposição de trabalhos, teatros, danças, músicas, blocos carnavalescos, cantina sustentável, visitas a hortas e composteiras criadas e cuidadas por meio do Clorofila, Na Escola Municipal Hilda Ribeiro por exemplo, foi realizado um tour guiado pela professora Audria Cristina de Oliveira com apresentação de árvores plantadas no dia da inauguração da parceria da escola em 2001, com o programa e que hoje já estão adultas.

“A ideia do tour pelas árvores plantadas na escola teve tudo a ver com o tema do concurso deste ano pois, durante os nossos intervalos, as crianças sempre procuram a sombra das árvores para descansar. Nós relembramos como a escola era árida sem as árvores e contamos como elas foram plantadas há 16 anos na inauguração da parceria da escola com o programa”, ressalta a professora Audria.

Em 25 anos de atividades, os números do Programa Clorofila são expressivos. Até o momento, o programa já realizou 25 concursos com temas ambientais, os quais receberam a inscrição de mais de 350 projetos; 63 feiras escolares de meio ambiente; 41 comissões por alunos do ensino médio para a implantação de projetos dentro da escola; 15 cursos de formação de professores com 633 educadores; 11 cursos de formação para alunos envolvendo 1.167 estudantes; 17 cursos para pais de alunos e comunidade atendendo 781 pessoas; o plantio e manutenção de 22 hortas nas dependências das escolas; 34 paradas ecológicas envolvendo mais de 11 mil participantes; e uma infinidade de reuniões de planejamento junto com educadores, pais e alunos.

 

 

Veja os trabalhos que concorreram no Prêmio

 

 

 


Como chegar
Condição das estradas

Imigrantes e Anchieta

Disque Ecovias:

0800-197878

 

Dutra

Disque Nova Dutra:

0800-173536

 

Carvalho de Pinto e Ayrton Senna

Disque Dersa:

0800 55-5510

 

Veja as Estradas

Cameras online

Tempo na riviera
Bertioga
26°
26°
Mon
30°
Tue
26°
Wed
29°
Thu
28°
Fri
Weather from OpenWeatherMap