header21.1061x169 - copy
header21.1061x169 - copy
header21.1061x169 - copy - copy
header21.1061x169 - copy - copy
header21.1061x169 - copy - copy
header21.1061x169

Programa Clorofila premia melhores educadores

23/09/2022

Sobloco entrega Prêmio Clorofila 30 Anos a três educadores de Bertioga

Premiação é alusiva às três décadas de atuação do Programa Clorofila de Educação Ambiental, que já alcançou mais de 25 mil alunos no município

 

 

A Sobloco divulgou na quinta feira, dia 6 de outubro, os três educadores vencedores e entregou o Prêmio Clorofila 30 Anos, em cerimônia realizada  no restaurante Funchal, na Riviera de São Lourenço.

O Prêmio premiou os profissionais que, nesses 30 anos de atividades, mais se destacaram nas atividades do Programa, promovendo o envolvimento de seus alunos na atmosfera da educação socioambiental. A divulgação dos vencedores ocorreu no dia 6 de outubro, na Riviera de São Lourenço e foram elas Antonia Malafatti, Luciana Salinas e Juliana Devecci. Cada uma foi presenteada com um voucher turismo no valor de R$ 3.500,00

O prêmio foi instituído pela Sobloco para comemorar os 30 anos de trabalhos ininterruptos do Programa Clorofila de Educação Ambiental, que abrange escolas públicas e privadas de Bertioga. A iniciativa destina-se, também, a reconhecer os esforços dos educadores que, durante o exercício de sua prática pedagógica, tenham participado de projetos, eventos, cursos e demais iniciativas do Programa Clorofila, promovendo o envolvimento de seus alunos na atmosfera da educação socioambiental.

“O Programa Clorofila conta com o engajamento dos educadores que assumem a responsabilidade de atuar como agentes disseminadores dos conceitos de sustentabilidade. Como os trabalhos sugeridos pelo Programa não obrigatórios, é o entusiasmo do professor, do diretor ou do coordenador que faz toda a diferença. Eles abraçam a idéia e levam novos conceitos e as atividades propostas pelo Programa para os alunos, visando trabalhar interdisciplinarmente, esse tema tão importante que é o nosso ambiente”, explica Beatriz Pereira de Almeida, diretora adjunta de marketing da Sobloco.

Candido Garcia Alonso, representando o Diretor Regional de Ensino – Região Santos João Bosco, destacou a importância da parceria com a iniciativa privada no processo de educação. “Ressalto o papel da Sobloco, como empresa urbanizadora que se preocupa também com o desenvolvimento humano na sua região de atuação. É um exemplo e inspiração para outras empresas”, enfatiza

Atualmente, o Programa Clorofila é realizado em 25 instituições de ensino da cidade. Com a ajuda dos professores, são realizadas diversas atividades que vão do manejo de hortas nas escolas, feiras de meio ambiente, oficinas de culinária sustentável, oficinas e workshops de reciclagem e reaproveitamento de materiais, cursos para educadores e alunos, agenda 21 na escola além do Premio Atitude Ambiental, este já está na sua 30ª edição.

 

 

 

Veja reportagem

 

 

Números do Clorofila

Nos 30 anos do Programa Clorofila de Educação Ambiental foram alcançados mais de 25 mil alunos das escolas públicas e privadas de Bertioga, centenas de professores, coordenadores, diretores e equipes da Secretarias de Educação do município, em mais de 7 gestões diferentes. Por sua importância e abrangência, em 2009, a pasta oficializou a parceria entre a Sobloco e a prefeitura para a implantação do projeto, que é totalmente mantido e proposto pela empresa.

Desde sua implantação, o Clorofila realizou 30 concursos com temas ambientais, os quais receberam a inscrição de 487 projetos; 78 feiras escolares de meio ambiente; formação de 77 Comissões de Meio Ambiente formadas por alunos do Ensino Médio para a implantação de projetos dentro da escola, com 730 jovens envolvidos diretamente; 37 cursos para formação de professores, com 1.713 profissionais; 74 cursos para formação de alunos, envolvendo 2.049 estudantes; 38 cursos para pais de alunos e comunidade, atendendo 1.621 participantes; plantio e manutenção de 25 hortas nas dependências das escolas; 15 eventos para gestores da educação, reunindo 512 participantes; 13 caravanas da primavera, que envolveram 862 pessoas; 34 paradas ecológicas, envolvendo mais de 12 mil participantes; participação ativa como membro do Coletivo Educador de Bertioga, desde sua criação em 2015; duas ecogincanas, com a participação de 27 classes escolares e 434 alunos; além de uma infinidade de reuniões de planejamento junto com os educadores, pais e alunos, produção e distribuição de rico material pedagógico, participação em diversos eventos externos ligados à educação ambiental e projetos de fomento do empreendedorismo juvenil.

Para realizar o programa, a Sobloco mantém uma equipe exclusiva e permanente, constituída por uma educadora ambiental e uma engenheira agrônoma, além de especialistas para a formação de educadores e jovens alunos e de um time de apoio para a realização de todos os trabalhos. “Nosso grupo trabalha com o envolvimento pessoal, a construção de metodologias, a troca de ideias com os profissionais da educação, a interação respeitosa com diretores, coordenadores, professores, alunos e pais. A dedicação desse time ganhou o reconhecimento e o respeito dos educadores da cidade e, juntos, pudemos construir um trabalho maravilhoso de educação ambiental, que já está na segunda geração de bertioguenses”, explica Beatriz Almeida, diretora-adjunta de Marketing da Sobloco e supervisora do programa.

“Manter o Clorofila durante 30 anos, propondo sempre novas atividades e envolvendo diferentes profissionais e a comunidade, reflete o compromisso e a crença de que podemos fazer um mundo melhor. Sabemos que educação é um processo de longo prazo. Por isso, temos de ser perseverantes”, afirma Beatriz.

 


Como chegar
Condição das estradas

Imigrantes e Anchieta

Disque Ecovias:

0800-197878

 

Dutra

Disque Nova Dutra:

0800-173536

 

Carvalho de Pinto e Ayrton Senna

Disque Dersa:

0800 55-5510

 

Veja as Estradas

Cameras online

Tempo na riviera
Bertioga
23°
Weather from OpenWeatherMap