Slider

Riviera de São Lourenço: modelo de urbanização com respeito ao meio ambiente

31/03/2021

Riviera de São Lourenço

Modelo de urbanização com respeito ao meio ambiente

A Riviera, além de uma excelente opção de lazer e entretenimento a poucos quilômetros da agitação urbana da capital, consagrou-se como o maior projeto de desenvolvimento urbano do litoral brasileiro. Desde os primeiros passos para a sua implantação, até hoje, a Sobloco Construtora, empresa responsável pelo planejamento e realização deste projeto, vem ordenando o uso e a ocupação do solo e realizando os investimentos necessários no campo do saneamento básico, de forma a garantir padrões de excelência na defesa do meio ambiente e, ao mesmo tempo, criar condições de crescimento econômico com qualidade de vida, ou seja, o tão falado “desenvolvimento sustentável”.

O grande diferencial da Riviera é sem dúvida o seu planejamento. Em 1978, São Lourenço era somente mais uma praia de São Paulo, exposta às conseqüências desastrosas de uma ocupação desordenada. Mantida até então preservada pelos seus conscientes proprietários – Praias Paulistas SA e Cia Fazenda Acaraú — a praia de São Lourenço consagrou-se 40 anos após como uma das mais privilegiadas do litoral norte, ao abrigar um projeto urbanístico de primeiro mundo, que proporciona a seus freqüentadores a mais exigente qualidade de vida.

No empreendimento o lema é: melhoria continua. Para isso, a Riviera conta com um “back stage” fantástico, comandado pela Sobloco e pela Associação dos Amigos da Riviera, entidade sem fins lucrativos, mantida pelos proprietários da Riviera, que foi criada já no início do empreendimento e que funciona hoje como uma verdadeira prefeitura-privada,  sendo a maior empregadora de Bertioga. O Bairro, ocupando menos do que 1,8% da extensão territorial de Bertioga, é responsável por praticamente 50% de sua arrecadação de IPTU, emprega mais de 5 mil pessoas diretamente e outras milhares, indiretamente e é também responsável por uma folha de pagamento de R$ 200 milhões por ano, resultado este internalizado no próprio município.

Uma infra-estrutura impecável, aliada a rígidas normas de ocupação, fazem da Riviera uma referência para projetos no litoral. Com cerca de 70% de sua área ocupada, a Riviera se apresenta hoje com mais de 2000 casas prontas, 200 edifícios entre seis e dez pavimentos, um Shopping Center, escolas, consultórios médico e dentário, e uma infra-estrutura de saneamento básico completa.

“Respeitar o meio ambiente é um dever de qualquer cidadão. Mas é também garantir a qualidade da Riviera, oferecendo conforto para seus freqüentadores. Afinal, quem não quer usufruir de uma praia limpa, livre de poluição, ter água tratada assegurada em suas torneiras e estar rodeado de muito verde? Investir na preservação do meio ambiente além de ser um dever cívico, é garantir a qualidade do nosso produto”, afirma Luiz Augusto Pereira de Almeida, diretor de marketing da Sobloco.

De fato, a Riviera é um exemplo, no que diz respeito à questão ambiental. O empreendimento dispõe de um moderno sistema de captação, tratamento e distribuição de água; um completo sistema de coleta, recalque e tratamento de esgotos; ambos servidos por uma malha subterrânea que somam mais de 118 km; um laboratório de controle ambiental para o monitoramento das águas (canais de drenagem, mar, água distribuída e esgotos tratados), além de outros vários programas independentes de preservação do meio ambiente.

Toda a infraestrutura e operação do sistema de saneamento básico da Riviera de São Lourenço foi executada com investimento privado e é operada e mantida pela Associação de Amigos do bairro, que aloca cerca de 80 pessoas, entre engenheiros, biólogos e técnicos diretamente nos sistemas. Por força deste constante planejamento, em 40 anos de existência, nunca faltou água na Riviera de São Lourenço, além da praia contar sistematicamente com a bandeira verde da CETESB.

Um dos mais bem sucedidos programas de coleta seletiva de lixo no Brasil é desenvolvido na Riviera. Uma média de 22 toneladas de lixo reciclável são coletadas mensalmente através de coleta porta a porta e nos postos de entrega voluntária (PEV´s), que são encaminhados para uma Central de Triagem própria, onde os materiais são separados, estocados e encaminhados para locais ecologicamente apropriados. A renda resultante é revertida para a Fundação 10 de Agosto, também instalada na Riviera e que promove diversas atividades de cunho social. O programa de gerenciamento de resíduos sólidos da Riviera já coletou e destinou mais de 6 mil toneladas de recicláveis. Além disso, o recolhimento diário dos resíduos vegetais pela Associação dos Amigos, resultantes de podas e da manutenção das áreas verdes, são encaminhados para compostagem. Até o óleo de fritura usado pelos ambulantes na praia, comércio e restaurantes é coletado e encaminhado à reciclagem. Toda operação de coleta , triagem e destinação dos resíduos recicláveis é feita pela Associação dos Amigos da Riviera. Este Programa foi considerado como uma das melhores experiências brasileiras no campo da coleta seletiva de lixo pela Universidade Federal Fluminense – UFF/CIRS.

O programa de gerenciamento de resíduos da construção civil desenvolvido pela Sobloco em suas obras na Riviera, lhe renderam o Premio Máster Imobiliário de 2005. Com uma iniciativa inédita e se antecipando à resolução Conama 307, a Sobloco vem realizando em suas obras de prédios na Riviera, um trabalho de coleta, separação e destinação de resíduos, evitando que materiais sejam destinados para locais impróprios. Até agora, o programa já evitou que mais de 5 mil toneladas de resíduos de obras, fossem encaminhadas para aterros ou outro locais desconhecidos .

A Sobloco desenvolve ainda, há mais de 27 anos, junto à comunidade de Bertioga, um intenso programa de educação ambiental através de seu Programa Clorofila de Educação Ambiental e tem levado assim ao público infantil e juvenil, a importância da conservação do meio ambiente. Os trabalhos de educação ambiental já envolveram mais de 20 mil estudantes e, indiretamente,  seus pais e professores.

O Programa Clorofila conta com o apoio e parceria da Secretaria de Educação do Município de Bertioga e já foi contemplado com o Prêmio Marketing Best Sustentabilidade promovido pela Editora Referencia em parceria com a Madia Marketing School.

 

Lazer e serviços

Além de admirar a bela paisagem da Riviera, os frequentadores do empreendimento se deliciam ainda em uma grande oferta de serviços, compras e lazer. O Riviera Shopping Center, o maior do litoral norte, conta hoje com mais de 50 lojas e 12 mil m2  de área construída, com farmácia, área de entretenimento e praças de alimentação.

O roteiro gastronômico inclui a Trattoria MareMonti, o Restaurante Jangada, o Funchal, pizzarias, a Pucci Riviera, além de uma diversificada praça de alimentação no shopping. A Riviera conta ainda com centro de tênis, campo de golfe, Centro hípico, ciclovias, postos de gasolina, escolas, consultórios médico e odontológico e um comércio variado. Durante o verão, são programados diversos eventos que atraem milhares de pessoas intensificando e enriquecendo o turismo do município.

 

Reconhecimento

Pela excelência de seu projeto e de sua implantação, a Riviera de São Lourenço recebeu em dezembro de 2000 a certificação IS0 14001, a primeira concedida a um projeto de desenvolvimento urbano em todo o mundo, que vem sendo rigorosamente mantida. “A certificação IS0 14001 representa uma linguagem universal de padrão de qualidade ambiental. Toda a empresa que obtém este selo e consegue mantê-lo é reconhecida internacionalmente, como uma organização preocupada com a qualidade de seus produtos e serviços e a proteção e conservação do meio ambiente”, explica o diretor da Sobloco, Luiz Augusto Pereira de Almeida.


Como chegar
Condição das estradas

Imigrantes e Anchieta

Disque Ecovias:

0800-197878

 

Dutra

Disque Nova Dutra:

0800-173536

 

Carvalho de Pinto e Ayrton Senna

Disque Dersa:

0800 55-5510

 

Veja as Estradas

Cameras online

Tempo na riviera
Bertioga
24°
24°
Fri
25°
Sat
26°
Sun
27°
Mon
22°
Tue
Weather from OpenWeatherMap