A Riviera de São Lourenço é um bairro aberto e 100% planejado, integrado á malha viária do Município de Bertioga, a apenas 120 km da Capital do Estado de São Paulo.Trata-se de um projeto de loteamento  aprovado em 1979 e em execução há 43 anos.  Situada no Km 212 da Rodovia Rio-Santos, o projeto  compreende uma área total de 8.849.164,64m².


Hoje, a Riviera conta com cerca de 60% de seu projeto implantado, com 12 mil unidades habitacionais, shopping Center, centro comercial e de serviços, hipermercado, restaurantes, escolas, atendimento médico e odontológico, flats e hotéis, postos de abastecimento e serviços, clube hípico, complexo tenístico, clube de golfe, além de toda a infra estrutura de saneamento básico, como sistemas de captação, tratamento e distribuição de água e coleta e tratamento de esgotos.

O projeto

A Riviera de São Lourenço é um loteamento aprovado, registrado no RI e em implantação há 43 anos sob a responsabilidade de uma única empresa, a Sobloco Construtora S.A. O planejamento deste bairro iniciou-se no final da década de 70 e suas normas de uso e ocupação do solo, vem sendo observadas até os dias de hoje. Seu projeto urbanístico, em área privada, é espelhado em maquete que se encontra há mais de 35 anos no SIV – Sistema Integrado de Vendas, e possui 33 módulos, distribuídos numa área de 9 milhões de metros quadrados, cercada pela praia, a rodovia Rio-Santos, o Jardim São Lourenço e bairro do Indaiá.

O adensamento deste bairro seguiu critérios de zoneamento próprio, identificado pelas zonas residenciais, comerciais e de serviços e de suas respectivas taxas de ocupação e coeficientes de aproveitamento. Assim, os eixos de crescimento comercial foram definidos em seu projeto, bem como os residenciais verticais e horizontais. Com isto, já sabe-se de antemão, como se dará o futuro avanço do empreendimento, tanto na questão de espalhamento como de adensamento. Toda a população do empreendimento, quando de sua total implantação, é conhecida desde o início, o que possibilitou planejar com antecedência, os investimentos correspondentes na infra-estrutura necessária para suportar esta densidade demográfica.

Em sua realização, a Riviera de São Lourenço, sempre mediante prévia licença e autorização ambiental, buscou mitigar os impactos gerados em sua implantação, por meio de inúmeras inciativas de proteção ambiental. Seu Sistema de Gestão Ambiental, certificado e auditado pela norma ISO 14001, abrange estruturas próprias de captação, tratamento e distribuição de água, coleta e tratamento de esgotos, gerenciamento de resíduos, manutenção de altos índices de áreas verdes, limpeza de praia, dentre outros procedimentos ambientalmente corretos.

Com este padrão de planejamento urbano a Riviera em seus 40 anos de existência, nunca foi atingida por falta de abastecimento de água, poluição da praia por efluentes de esgoto, enchentes, poluição sonora, do ar ou mesmo visual.

Mobilidade Urbana

O traçado viário do projeto e o planejamento da Riviera possibilitaram uma sistema eficiente de deslocamentos e fluidez no trânsito. Nas temporadas de verão, com picos de 70 mil habitantes, não são registrados quaisquer congestionamentos.

É senso comum que, a qualidade de vida dos cidadãos numa cidade, exprime-se sobretudo através do grau de acessabilidade que têm a tudo que precisam. O fato dos equipamentos urbanos de comércio e serviços serem localizados num raio de 1 km de mais da metade dos imóveis da Riviera, traz uma diminuição do uso do automóvel por parte dos usuários do empreendimento. Acresça-se a isto o incentivo à bicicleta, com 4,3 kms de ciclovias implantadas. 36 km de calçadas com mais de 2 metros de largura, ao longo das avenidas, também incentivam passeios à pé. Ou seja, há um desencorajamento ao uso de veículo motorizado.

O maior projeto de desenvolvimento urbano do litoral brasileiro

O Plano Urbanístico da Riviera de São Lourenço, com seus quase 9 milhões de m2, representa 1,8% da extensão territorial de Bertioga. Em sua fase atual, o empreendimento responde pela arrecadação de mais de 50% da arrecadação total do Município neste segmento tributário. Quando totalmente implantada a Riviera gerará aproximadamente R$ 60 milhões/ano, de arrecadação provenientes do IPTU e ITBI e responderá por mais de 70% da arrecadação do Município.

Desde os primeiros passos para a sua implantação, e até hoje, a Sobloco Construtora, empresa responsável pela realização deste projeto, vem planejando o uso e a ocupação do solo e realizando os investimentos necessários no campo do saneamento básico, garantindo padrões de excelência na defesa do meio ambiente e, ao mesmo tempo, criando condições de crescimento econômico com qualidade de vida. Os esforços de todas estas preocupações e cuidados urbanísticos culminaram na conquista da certificação com a norma ISO 14001, emitida pelo órgão certificador ABS Quality Evaluations, tornando-se desta forma, o primeiro projeto de desenvolvimento urbano a receber o certificado em todo o mundo.

Com este padrão de planejamento urbano a Riviera em seus 40 anos de existência, nunca foi atingida por falta de abastecimento de água, poluição da praia por efluentes de esgoto, enchentes, poluição sonora, do ar ou mesmo visual, ou de deficiências de mobilidade urbana. Pelo contrário; hoje o empreendimento incentiva o uso de bicicleta, já tendo 5 km de ciclovias e com planos de ampliar este equipamento; mantém um laboratório de controle ambiental que monitora as águas do empreendimento (água distribuída, esgoto tratado, canais de drenagem e balneabilidade da praia); realiza adensamento florestal, com espécies nativas da mata atlântica, tendo nos últimos anos, plantado mais de 45 mil mudas de espécies nativas.

Destaca-se no empreendimento da Riviera de São Lourenço a sua Associação de Amigos. São 500 funcionários, divididos em 4 setores: saneamento básico (coleta, tratamento e distribuição de água e coleta e tratamento de esgoto); manutenção (gerenciamento de resíduos, conservação de ruas, praças, avenidas, áreas verdes, praia, canais de drenagem); segurança (monitoramento CFTV, montada, motorizada e canina); e administrativo.

Desenvolvimento com responsabilidade social

A Riviera, diante de seu tamanho, gera reduzidos impactos ambientais. Ela capta, trata e distribui a sua água; coleta e trata o seu esgoto. Ou seja, observamos indices zero de poluição das águas. Os canais de drenagem estão sempre limpos e a praia sistematicamente com a Bandeira verde da Cetesb. Através de seu sistema de gerenciamento de resíduos sólidos, coleta-se em média mais de 20 toneladas por mês de recicláveis, evitando-se com isto destinos a aterros sanitários, ou mesmo, não sabidos, para este tipo de resíduo. A Riviera mantém trabalhos constantes de manutenção das áreas verdes públicas, perpetuando assim, as características da flora local. Com amplos programas de remanejamento de Fauna, o empreendimento ajuda a preservar os animais que vivem na região. Com um sistema viário de rotatórias, o fluxo automotivo é facilitado, não havendo congestionamentos. Além disso, com mais de 5 km de ciclovias, incentiva-se o uso da bicicleta ao invés do carro, proporcionando menos poluição e mais saúde.

Governança

A Riviera é um empreendimento que vem sendo implantado há 40 anos sob a responsabilidade de uma única empresa, a Sobloco Construtora S.A. O planejamento deste bairro iniciou-se no final da década de 70 e suas normas de uso e ocupação do solo, vem sendo observadas até os dias de hoje. A Riviera dispõe do mais moderno sistema de gestão ambiental que uma cidade pode contar, sendo o mesmo certificado pela norma ISO 14001.

A Riviera mantém há mais de 20 anos, uma política ambiental, certificada pela Norma ISO 14001, que serve de guia aos seus públicos, sazonal e permanente.

Mapas

Veja os mapas e ilustrações abaixo e entenda melhor o projeto da Riviera.

Master Plan da Riviera mostra toda a malha viária do empreendimento, com a indicação de seus 33 módulos. No mapa das diretrizes, a indicação dos usos de ocupação do Plano Urbanístico.

Veja também, no mapa do município de Bertioga, , a área que a Riviera ocupa, dentro da escassa área urbana de Bertioga, que teve mais de 80% de seu território preservado da ocupação.

Realização global
Do planejamento à comercialização

A realização global da Riviera está a cargo de uma das maiores empresas de desenvolvimento urbano do país: a Sobloco Construtora.

A realização da Riviera de São Lourenço, desde a concepção dos conceitos de ocupação, as normas e regulamentos, o planejamento dos cuidados ambientais, a estruturação jurídica, a identificação das aspirações da comunidade, a arregimentação dos recursos, a realização das obras, até a sua comercialização, são de competência da maior empresa no campo do desenvolvimento urbano de nosso país: a Sobloco Construtora S/A.

O canteiro de obras teve sua instalação iniciada em agosto de 1979 e nestes anos, muito se trabalhou para tornar a Riviera uma realidade.

Em 1982 a Sobloco, em conjunto com as empresas proprietárias da área – Praias Paulistas SA e Cia Fazenda Acaraú – criaram a Associação dos Amigos da Riviera, entidade sem fins lucrativos, que seria responsável pela manutenção e administração dos serviços urbanos da Riviera. Através da contribuição compulsória de todos os proprietários do empreendimento é ela a responsável pela manutenção das áreas urbanizadas, do uso apropriado da praia, da segurança, da operação e manutenção dos sistemas de água e esgoto, da coleta seletiva e da obediência e manutenção de todas as características urbanísticas concebidas e implantadas na Riviera.

Pela excelência de seu projeto e pela alta qualidade da sua manutenção, o Sistema de Gestão Ambiental da Riviera de São Lourenço recebeu em 2000 a Certificação ISO 14001, a primeira concedida a um Projeto de Desenvolvimento Urbano em todo o mundo.

Pular para o conteúdo