Slider

A temporada de verão e o lixo

11/02/2019

A temporada de verão e o lixo

 

No verão, a Riviera, assim como todas as cidades litorâneas, vê sua população multiplicar por 15. São milhares de turistas que vêm curtir suas férias e aproveitar tudo de bom que o bairro oferece.

Esse aumento de frequência, acarreta uma maior geração de lixo. São toneladas de resíduos gerados diariamente que devem ser coletados e destinados corretamente. Um trabalho que, muitas vezes, passa desapercebido da maioria das pessoas.

Todo dia, a partir das 7hs da manhã, 4 tratores da Associação dos Amigos entram na praia para fazer a coleta do dia anterior. Ao mesmo tempo, outros 2 caminhões partem para recolher o lixo reciclável dos prédios e um caminhão para a coleta de recicláveis dos estabelecimentos comerciais e dos postos de entrega voluntária – PEVs.

Ao longo do dia, funcionários da Associação coletam os resíduos das lixeiras da praia e das avenidas, separando os recicláveis do lixo comum. A tarde, caminhões e tratores voltam à praia para nova coleta.

No final da tarde, outra pick-up da Associação percorre os trailers de praia para recolher o óleo usado pelos mesmos. Somente no período de 26 de dezembro a 30 de janeiro 2019, foram recolhidos 9.450 litros  de óleo, que deixam de ser descartados indevidamente e seguiram para reciclagem.

Durante a temporada são encaminhados para a Central de Triagem da Riviera cerca de 12 cargas de caminhões por dia, o que equivale a 150 m3 de resíduos/dia.

Todos os resíduos recicláveis coletados são encaminhados para a Central de Triagem da Riviera, onde é feita a separação por tipos, prensagem, armazenagem e encaminhamento para industrias recicladoras ou destinos autorizados.

 

365 dias por ano

Mas o trabalho de coleta e gestão dos resíduos acontece ininterruptamente durante os 12 meses do ano na Riviera. Balanço feito pela Associação dos amigos revela que em 2018 foram recolhidas e encaminhadas para a Central de Triagem do bairro, 13.046 m3 de materiais recicláveis como plásticos, papeis, vidros, alumínio e ferro.

Resíduos perigosos também são administrados pela Associação. No ano passado foram recolhidos 1.620 unidades de pilhas e baterias, 252 m3 de madeira reciclatec e 21.935 m3 de podas de árvores que seguiram para compostagem. Além desses materiais, a Associação também coleta e destina corretamente sobras de tintas, cartuchos de impressora, óleo lubrificante usado, toalhas com resíduos e outros. Cada categoria de material é devidamente armazenada para posterior encaminhamento.

Também o ano todo a Associação coleta o óleo vegetal de cozinha usado pelos ambulantes de praia evitando o descarte incorreto. Em 2018 foram coletados nada menos do que 27 mil litros de óleo vegetal. Após a coleta, o óleo é acondicionado e destinado à empresa de beneficiamento, para a fabricação de produtos como sabão e até biodiesel.

Através de uma gestão eficiente e profissional, a Associação dos Amigos procura garantir à Riviera um ambiente saudável e equilibrado, beneficiando o meio ambiente e a população.

Criado em 1983 pela Sobloco Construtora e operado pela Associação dos Amigos da Riviera, o Programa de Gerenciamento de Resíduos da Riviera é um dos maiores programas privados do país e considerado uma das melhores experiências no setor.


Como chegar
Condição das estradas

Imigrantes e Anchieta

Disque Ecovias:

0800-197878

 

Dutra

Disque Nova Dutra:

0800-173536

 

Carvalho de Pinto e Ayrton Senna

Disque Dersa:

0800 55-5510

 

Veja as Estradas

Cameras online

Tempo na riviera
Bertioga
14°
28°
Thu
21°
Fri
20°
Sat
23°
Sun
28°
Mon
Weather from OpenWeatherMap