header21.1061x169 - copy - copy
header21.1061x169 - copy
header21.1061x169 - copy - copy
header21.1061x169 - copy
header21.1061x169
header21.1061x169 - copy - copy

Sobloco divulga escolas vencedoras do Prêmio Atitude Ambiental 2022

11/11/2022

No dia 10 de novembro, em evento realizado no Pavilhão de Exposições da Riviera, a Sobloco divulgou as 3 escolas vencedoras da 30ª edição do Prêmio Atitude Ambiental, promovido pela empresa e aberto a todas as escolas públicas e particulares de Bertioga. O concurso, realizado no âmbito do Programa Clorofila de Educação Ambiental, criado há 30 anos pela empresa, incentiva a pesquisa e o pensamento crítico e propositivo dos alunos sobre as questões socioambientais da atualidade.

Participaram do Prêmio 14 escolas de Bertioga, envolvendo os estudantes do Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Este ano o tema, para todos, foi “Abelhas – conhecer e aprender com elas”. A pesquisa propõe o conhecimento dos tipos de abelhas existentes, o que elas precisam para viver bem, onde vivem, sua importância para o ecossistema e o que podemos fazer para protege-las.

As escolas EM GOVERNADOR MÁRIO COVAS JÚNIOR,  EM PROF. JOSÉ INÁCIO HORA, e a escola indígena EEI TXERUBA ‘E’ KUA I foram as grandes vencedoras e levaram como premios uma TV 60 polegadas, uma lousa digital e uma excursão para o Acqua Mundo, no Guarujá.

.

.

O evento foi marcado por um grande envolvimento dos alunos e professores, que não esconderam o entusiasmo pelo tema. Cristina Peres, educadora ambiental da Sobloco e coordenadora do Programa Clorofila, agradeceu a receptividade dos educadores às propostas do Programa. “Agradecemos a confiança dos educadores no nosso trabalho, sua receptividade, da qual dependemos completamente para desenvolver as propostas. Sabemos que este ano foi muito desafiador, uma tentativa de colocar a casa em ordem depois de dois anos de pandemia, por isso reconhecemos a agradecemos formalmente o esforço e dedicação de todos no desenvolvimento dos trabalhos”.

As três juradas convidadas pela Sobloco estiveram presentes no evento: Juliana Castro, Gestora do Parque Estadual Serra do Mar núcleo Bertioga, da Fundação Florestal, Thais Rabello também da Fundação Florestal e Celina Yoshihara, da Gaia Consultoria Ambiental. Juliana agradeceu a oportunidade de se encontrar, principalmente em torno de temas tão positivos. “Conversar sobre a biodiversidade é uma missão muito importante, principalmente aqui em Bertioga onde a natureza pulsa tanto. Foi ótimo ver como as escolas incorporaram esse tema das abelhas nativas, que são fundamentais pra gente fazer a manutenção da vida minimamente. Ouvimos relatos de pais, coisas que transbordaram o ambiente escolar. Foi difícil escolher as escolas vencedoras, a gente viu a dedicação de todos, conhecemos a dificuldade que as escolas enfrentam em seu cotidiano. Bertioga tem mais de 80% de seu território conservado, somos diferentes da maioria dos outros municípios por isso temos que estar muito conscientes da importância desse patrimônio ambiental que temos. Parabens ao Programa Clorofila”, enfatizou.

Representando a Secretaria de Educação de Bertioga, Samuel Guedes, diretor de tecnologia educacional, agradeceu também a iniciativa da Sobloco e reafirmou que o Premio realmente faz a diferença na vida dos alunos.

Estudantes e educadores deram testemunhos e falaram um pouco do que aprenderam sobre o papel das abelhas no nosso cotidiano, do processo de pesquisa e da criação de cartazes, maquetes, experimentos para a apresentação dos trabalhos. Para Beatriz Almeida, diretora adjunta de marketing da Sobloco, a profundidade da pesquisa e a criatividade na apresentação dos trabalhos são cada ano mais surpreendentes. Falando sobre os 30 anos do Programa, a diretora enfatiza o participação da iniciativa privada na construção de uma sociedade mais justa e consciente. “Esse é o nosso papel, somar esforços para levar mais educação para essa geração de jovens e crianças”, afirmou.

 

Sobre o Clorofila

O Programa Clorofila de Educação Ambiental, criado e mantido pela Sobloco Construtora em Bertioga, está completando 30 anos em 2022. Destaca-se pela diversidade das frentes de trabalho, que compreendem a produção e manejo de hortas nas escolas, culinária saudável, cursos para jovens, plantios, oficinas de reciclagem e o Prêmio Atitude Ambiental.

 

Veja fotos das apresentações dos trabalhos para os jurados, nos dias 19 e 20 de outubro


Como chegar
Condição das estradas

Imigrantes e Anchieta

Disque Ecovias:

0800-197878

 

Dutra

Disque Nova Dutra:

0800-173536

 

Carvalho de Pinto e Ayrton Senna

Disque Dersa:

0800 55-5510

 

Veja as Estradas

Cameras online

Tempo na riviera
Bertioga
23°
29°
Tue
25°
Wed
25°
Thu
24°
Fri
25°
Sat
Weather from OpenWeatherMap