header21.1061x169 - copy - copy
header21.1061x169
header21.1061x169 - copy - copy
header21.1061x169 - copy - copy
header21.1061x169 - copy
header21.1061x169 - copy

Revista Riviera

14/07/2022

Edição 34 – julho 2022
Clique para ver A Revista Riviera circula nos principais pontos comerciais da Riviera. Se preferir, pegue seu exemplar no Pavilhão de Vendas do SIV – Sistema Integrado de Vendas, no Largo dos Coqueiros. Para receber em casa a revista mande um email para [email protected]

Espécie criativa OU Criatividade única OU Criatividade ilimitada

Por um período na pré-história, o Homo sapiens conviveu com outras duas espécies consideradas humanas não-modernas: o Homo neanderthalensis e o Homo erectus. Ambas desapareceram há cerca de 30 mil anos, enquanto nós seguimos firmes e fortes até hoje. Qual seria o segredo para o sucesso evolutivo do Homo sapiens? Segundo alguns antropólogos, a criatividade. Foi ela que nos permitiu trabalhar melhor com objetos, construir novas ferramentas e, principalmente, desenvolver uma linguagem.

 

Posso não ser antropóloga, mas assino embaixo — e esta edição de Riviera está recheada de exemplos de como não existem limites para a criatividade humana. A ponto de desenvolvermos tecnologias tão avançadas que podemos trazer para a realidade ideias que parecem ter saído da ficção científica, caso do metaverso. Nesse novo mundo, as experiências no ambiente digital vão se tornar ainda mais imersivas, e o que antes só existia offline poderá acontecer também online. De shows e concertos a viagens que dispensam o perrengue dos aeroportos, há quem fale que essa será a quarta revolução industrial, por possibilitar uma expansão da produtividade humana.

 

Mas antes de avançar para a reportagem Futuro Virtual e descobrir como isso tudo vai funcionar, sugiro começar se aprofundando em outra manifestação criativa que nos diferenciou dos outros “Homos”: a linguagem. No nosso caso específico, a língua portuguesa. Este ano marca os 125 anos da Academia Brasileira de Letras (ABL), cujos principais objetivos são zelar pela língua falada no país e promover a nossa literatura. Em Cultura Imortal Brasileira celebramos a importância da literatura para o desenvolvimento social, político e econômico do país, além de relembrar sua evolução ao longo dos anos. Há também uma lista com as 10 obras essenciais para a literatura brasileira, da fundação da ABL até os dias atuais.

 

Agora, se eu tivesse que eleger o verdadeiro templo da criatividade humana, ele seria a cozinha. Não é exagero dizer que Cozinhamos, logo existimos. Afinal, existe algum outro local onde podemos exercitar nossa capacidade técnica e criativa ao mesmo tempo? De fogueiras em cavernas a locais milimetricamente planejados, na reportagem da página 50 você vai compreender como a evolução das cozinhas contribuiu também para o desenvolvimento da humanidade.

 

Aproveite que está no cômodo mais agregador da casa para colocar a mão na massa e preparar uma pizza. Se refeições em geral são uma das melhores maneiras de reunir pessoas queridas, quando elas envolvem a redonda a satisfação é garantida. Com uma infinidade de tamanhos e sabores, há opções para todos os gostos. Em Vai uma Pizza? montamos um passo a passo de como preparar a sua própria versão do prato, e contamos a história dessa criação adorada no mundo todo. E que, ao contrário do que você talvez imagine, não surgiu na Itália.

 

Enquanto a pizza está no forno, continue a leitura para se maravilhar com a beleza dos mais variados tipos de aves — que também estão entre as espécies mais criativas do reino animal. Em Birdwatching, explicamos melhor como os pássaros se destacam por suas engenhosidades, como o hobby de observá-los tem status quase científico e a importância de preservá-los. Cuidar o meio ambiente, aliás, é a palavra de ordem nas reportagens Clorofila 30 anos e Menos e Melhor.

 

Na primeira, você irá conhecer o programa de educação da Sobloco que há três décadas leva a temática ambiental para as salas de aula em Bertioga. Na segunda, você verá as soluções alternativas (e criativas!) que vêm sendo desenvolvidas para um modelo de consumo mais sustentável. De carnes à base de plantas e que simulam não só a cor e o sabor, mas também a suculência da proteína animal, a bolsas de grandes grifes feitas com couro vegano, hoje é possível encontrar produtos que não agridem o planeta. Prova de que o consumo consciente é uma tendência que veio para ficar.

 

Por falar em tendência, em Clique Retrô falamos sobre a volta da fotografia analógica. Mesmo com o metaverso a todo vapor, os filmes e a revelação em laboratórios têm ganhado cada vez mais adeptos, até em plataformas puramente digitais como o Instagram. Então aproveite que a pizza está saindo do forno, tire a câmera analógica da gaveta, e exercite a sua criatividade em um belo clique. De preferência, com esta edição de Riviera ao lado. Quem sabe um dia a foto vire um valioso NFT?

 

Boa leitura e até a próxima!

 

 

Beatriz Almeida
[email protected]


Como chegar
Condição das estradas

Imigrantes e Anchieta

Disque Ecovias:

0800-197878

 

Dutra

Disque Nova Dutra:

0800-173536

 

Carvalho de Pinto e Ayrton Senna

Disque Dersa:

0800 55-5510

 

Veja as Estradas

Cameras online

Tempo na riviera
Bertioga
19°
24°
Wed
28°
Thu
20°
Fri
19°
Sat
20°
Sun
Weather from OpenWeatherMap