Escola Municipal Caminhos do Bem inaugura horta em parceria com o Programa Clorofila
No último dia 16 de setembro, a Escola Municipal Caminhos do Bem, em Bertioga, recebeu um grupo muito especial de pessoas que trabalham, assim como aquela escola, pela transformação da vida das pessoas que ali vivem.
Por iniciativa do Programa Clorofila de Educação Ambiental da Sobloco Construtora, uma nova horta foi inaugurada, tendo por testemunhas pais de alunos e funcionários da escola, além de vários representantes de entidades socioambientais que atuam no bairro Chácaras, um território populoso e cheio de desafios.
Assim, a inauguração de uma horta se transformou em um encontro de integração que, certamente, vai gerar futuras parcerias, que tornarão, tanto o trabalho educacional como social naquele território, muito mais potente.
Como gesto simbólico, todos foram convidados a plantar flores na entrada da escola, deixando ali sua marca positiva. Crianças leram poesias e os alunos do 5º ano cantaram uma música de autoria própria para homenagear a horta e o meio ambiente.
Segundo Maria Cristina Peres, educadora ambiental da Sobloco, a intenção do Programa Clorofila ao propor esse evento foi de promover um encontro entre os agentes de transformação do bairro. “Reunimos entidades sociais e representantes da comunidade, pessoas que fazem trabalhos para transformar a realidade de pessoas que ali vivem. Muitas dessas pessoas nem se conheciam e não conheciam o belo espaço da escola. Nossa idéia foi de aproximar essas pessoas e instituições para que possam estabelecer parcerias e potencializar ações de transformação”, explica
O encontro foi marcado por trocas de experiências, descobertas e pela valorização da coletividade, fomentando a atuação em rede para resultados mais efetivos no bairro Chácaras.
Sobre o Programa Clorofila
Criado há 33 anos pela Sobloco Construtora, o Programa Clorofila de Educação Ambiental tem como missão formar cidadãos conscientes e comprometidos com a sustentabilidade. Hoje, atua de forma contínua em 25 escolas parceiras, com uma equipe de educadoras ambientais e técnicos, já tendo impactado diretamente mais de 30 mil crianças e adolescentes e educadores e, indiretamente, famílias e a comunidade local.





